Cooperativas

Cooperativas recebem crédito para investir em energia renovável

Por Assessoria 23/02/2023 15h41
Cooperativas recebem crédito para investir em energia renovável
R$ 238 milhões liberados pelo Governo do Paraná fazem parte do crédito acumulado do ICMS - Foto: Imagem ilustrativa

Sete cooperativas agroindustriais do Paraná vão receber um total de 238 milhões de reais para investir na construção de novas usinas de energia renovável no estado. O Governo do Estado liberou a transferência do valor que faz parte do crédito acumulado pelas cooperativas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A iniciativa é coordenada pela Invest Paraná, agência estadual que funciona como um elo entre o Governo do Estado e a iniciativa privada, e a Secretaria da Fazenda, e consiste na concessão de créditos existentes nas “Contas Investimento” do Siscred (Sistema de Controle da Transferência e Utilização de Créditos Acumulados) das cooperativas.

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, explica a maneira como é conduzido o processo. As cooperativas exportam, mas o dinheiro fica acumulado nos cofres públicos e retornam aos poucos.

Com a liberação do recurso, as empresas poderão utilizar o dinheiro imediatamente para investir na produção de energia solar e biomassa. O governador do estado, Ratinho Junior, fez o anúncio da concessão de crédito durante o último Show Rural, em Cascavel, no oeste do estado.

Juntas, as usinas que serão construídas terão uma potência instalada de 37,19 Megawatts. Casa usina pode ser construídas dentro de três tamanhos: das menores, com potência de 0,075 MW, passando por modelos de 1 MW e de 5 MW, que é o limite previsto pela legislação da chamada minigeração, utilizada por residências, comércios e empresas e que pode resultar em uma redução de até 95% na conta de luz.