Cooperativas

Pindorama é visitada por secretários de Estado e líderes de classe

Ao final do tour pela empresa, o presidente Klécio Santos ressaltou a importância da parceria com as entidades representadas na ocasião

Por Assessoria 18/01/2023 09h22
Pindorama é visitada por secretários de Estado e líderes de classe
Os visitantes enalteceram a dinâmica dos trabalhos da Pindorama - Foto: assessoria

A Cooperativa Pindorama recebeu uma visita de peso, nesta terça-feira, 17. Uma comitiva composta por representantes de entidades de classe e secretárias de Estado de Alagoas foi à empresa para ver de perto destacado trabalho de gestão que é desenvolvido em uma das maiores indústrias cooperativistas do país.

O grupo foi composto pelo presidente da Federação das Indústrias de Alagoas-FIEA, José Carlos Lyra de Andrade; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas-Faeal, Álvaro Almeida; as secretárias de Estado da Agricultura e Pecuária e Indústria, Comércio e Serviços de Alagoas, Carla Dantas e Caroline Balbino, respectivamente, além do diretor-superintendente do Sebrae-AL, Vinícius Lages, todos recepcionados pelos diretores Klécio Santos (presidente), Carlos Roberto Santos (vice) e Antônio de Oliveira (secretário).

“Estão em fase de finalização de montagem três novas indústrias da empresa, a fábrica de doces e atomatados, a usina de álcool de milho, a unidade de produção de flocão e floquinho, e a fábrica de ração de WDG para nutrição animal, investimento de cerca de R$ 40 mi, com expectativa de geração de mais de 2 mil novos empregos diretos e indiretos na região”, disse Klécio Santos.

A presença das autoridades aconteceu a convite do presidente Klécio Santos, com o objetivo de apresentar à comitiva os novos investimentos da Cooperativa Pindorama

A previsão é de que essas novas fábricas entrem em operação até o final de fevereiro deste ano, com teste inicial programado para o dia 15 do mesmo mês.

O presidente da FIEA, José Carlos Lyra de Andrade, exaltou o modelo de gestão da Cooperativa  e a expertise de Klécio Santos.

“Pindorama tem um presidente que é um empreendedor. Da época que conheci essa cooperativa até hoje, Pindorama cresceu 100 vezes. Klécio é determinado, um grande administrador”, destacou.

Para o presidente da Faeal, Álvaro Almeida, a cooperativa se cresce não apenas pelo lado econômico, mas também pelo tratamento difenciado com pessoas.

“Pindorama é exemplo não apenas para Alagoas, mas para todo o Brasil. Essa empresa é de suma importância para nossa economia, se preocupa com todo o processo produtivo, mas principalmente com a gestão de pessoas e o lado humanizado. Quem se preocupa com gente é porque é gente”, pontuou.

À frente da Secretária de Estado da Agricultura de Alagoas, Carla Dantas, que é de Igreja Nova, município da circunvizinhança, fez questão de destacar a importância da Pindorama para o desenvolvimento da região.

“Já sabia da importância da Pindorama para a região, mas agora, vindo como secretária de Agricultura, percebo ainda mais essa importância e o quanto podemos firmar parcerias para desenvolver de forma apropriada a agricultura do nosso estado”, disse.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o processo de fabricação de alguns dos cerca de 100 itens que fazem parte do mix Pindorama e que vão às prateleiras de estabelecimentos de 15 estados em todo o Brasil

Para a secretária de Indústria, Comércio e Serviços de Alagoas, Caroline Balbino, a Cooperativa Pindorama precisa ser cada vez mais amparada pelo Estado, dada sua importância nos cenários econômico e social.

“Além da economia, a Pindorama tem crescido muito do ponto de vista do desenvolvimento social. A transformação que ela causa na região deve ser fomentada pelo Estado e servir de exemplo para que outras cooperativas desse porte possam surgir em Alagoas”.

Parceiro da Pindorama, o Sebrae-AL esteve representado, na ocasião, por seu superintendente, Vinícius Lages, que confidenciou ter iniciado sua carreira como agrônomo na região, antes de seguir por outros caminhos.

“Comecei minha carreira como agrônomo, aqui, em Pindorama, junto com o Klécio, na época na Emater, depois seguimos rumos diferentes, mas vejo que o modelo de governança implantado aqui gera uma grande expansão, muitas riquezas, expondo a grande responsabilidade com o projeto e sua linha histórica”, ressaltou.

A comitiva visitou a indústria de alimentos (local de fabricação de sucos prontos, concentrados e em pó; derivados do coco e do leite), a Usina Pindorama, a fábrica de levedura seca, o Centro de Treinamento Rural de Pindorama-CETRUP (onde são realizados os projetos socioeducativos), o Memorial René Bertholet (que resguarda a história da empresa, fundada em 1956) o Centro Administrativo, além das indústrias que estão em fase final de montagem, como a fábrica de doces e atomatados, a usina de álcool de milho e a fábrica de flocão e floquinho, que foram o foco da visita.

Ao final do tour pela empresa, o presidente Klécio Santos ressaltou a importância da parceria com as entidades representadas na ocasião.

“Para grandes investimentos grandes parcerias são necessárias, por isso, hoje, recebemos uma visita de peso”, classificou.