Cooperativas

Alagoas ganha Central de cooperativas agropecuárias

A Central Roça Cooperativa se destaca pela produção de produtos agroecológicos e alagoanos

Por Assessoria 17/01/2023 19h19
Alagoas ganha Central de cooperativas agropecuárias
Central Roça Cooperativa - Foto: Assessoria

O cooperativismo alagoano inicia o ano com uma novidade: a Central Roça Cooperativa, que é formada por cooperativas agropecuárias de todas as regiões do Estado.

As cooperativas oferecem uma variedade de produtos que se destacam pela maioria ser agroecológica. Frutas, verduras, legumes, ervas, ovos, mel e derivados, queijos, manteiga, peixes, crustáceos, além de biscoitos, geleias, polpas, entre outros.

A Central é registrada no Sistema OCB Alagoas (Organização das Cooperativas Brasileiras) e é composta por nove cooperativas. São elas: Casf-Chã (Chã Preta), Coração do Agreste (Arapiraca), Coopafas (Santana do Ipanema), Coopeapis (povoado Piau-Piranhas), Coopeagro (Maragogi), Pescoop (povoado Lagoas Azeda-Jequiá da Praia), Coopgirau (Girau do Ponciano), Cooperlimo (Limoeiro de Anadia) e EntreSerras (Água Branca).

“A Central profissionaliza o processo de comercialização das cooperativas agropecuárias, estruturando melhor a vida dos cooperados. A sociedade ganha porque estamos oferecendo produtos de qualidade direto do campo”, conta o presidente da Central, Dyego Correia.

História

A Central Roça Cooperativa surgiu de um projeto do Sistema OCB Alagoas chamado Roça Cooperativa. Ele tinha como objetivo escoar a produção de cooperativas agropecuárias alagoanas.

O projeto foi criado em 2017 e beneficiava mais de 12 mil pessoas em todo Estado. Ele foi um sucesso, mas precisou expandir e aí veio a ideia da Central. O formato é semelhante, mas agora a meta de crescimento é muito maior.

“O Sistema OCB Alagoas iniciou o projeto e agora apoia a iniciativa que é um marco para o cooperativismo alagoano. Ele também inspira a criação de novas centrais em outros ramos”, disse a presidente Márcia Túlia Pessôa.

Serviço

A Central funciona com serviço de entrega por meio do WhatsApp (82) 9 8162-4465. O contato também pode ser feito pelo direct do Instagram @rocacooperativa.