Cooperativas

Governo fortalece cooperativas com entrega de equipamentos do Alagoas Maior

Grupos produtivos são beneficiados com pias, processadores, fornos e outros materiais para produção de alimentos

Por Isabella Padilha e Raphael Silva / Ascom Sedetur 28/12/2022 23h59
Governo fortalece cooperativas com entrega de equipamentos do Alagoas Maior
Governo investe no fortalecimento de atividades de dezenas de cooperativas e pequenos produtores alagoanos - Foto: Ascom Sedetur

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur/AL), tem investido no fortalecimento e desenvolvimento de atividades de dezenas de cooperativas e pequenos produtores alagoanos, que resultam no aquecimento da economia local. E, para ampliar ainda mais essas ações, com foco na melhoria do produto de cada negócio, a Sedetur realizará mais uma ação do programa Alagoas Maior, com a entrega de equipamentos, a exemplo de biodigestores.

Nos próximos meses, as mais de 28 cooperativas que participam do programa irão receber equipamentos para cozinhar, assar e servir alimentos. Além disso, serão entregues aos produtores novas pias, assadeiras de cozinha comercial, liquidificadores industriais, processadores, fatiadores de alimentos e caixas d'água de 1000 e 500 litros.

Algumas das cooperativas também serão contempladas com biodigestores, que devem reduzir gastos na compra de gás de cozinha e fornecer uma opção ambientalmente sustentável para os produtores alagoanos.

Em sua primeira fase, a entrega de biodigestores beneficiará três cooperativas. A primeira entrega foi realizada em setembro, no município de Poço das Trincheiras, para a Agroleite. Nos próximos meses, a Associação Araçá, em Delmiro Gouveia; e a Cafisa, no município de Pão de Açúcar, também irão ser contempladas com os equipamentos.

Para a secretária Caroline Balbino, a entrega dos equipamentos otimiza a produção dos pequenos produtores e fomenta o cooperativismo. "Ficamos extremamente felizes com a entrega desses equipamentos para os nossos produtores. Sabemos o quão importante é o setor do cooperativismo para a economia alagoana e sabemos das necessidades dos nossos grupos. Nos últimos tempos, por exemplo, o aumento do preço em produtos básicos vem se tornando uma realidade, e o biodigestor é uma opção sustentável para que eles não precisem gastar comprando gás de cozinha e possam trabalhar de forma que agrida menos o meio ambiente, enquanto os outros equipamentos vão facilitar a produção”, disse.

Grupos produtivos

Para Maria Rita Rosa dos Santos, presidente da Associação Dom Helder Câmara, o ‘Mulheres do Dom’, do município de Murici, os equipamentos têm feito a diferença no dia a dia da produção, e a expectativa para a chegada do ano de 2023 tornou-se a melhor possível.

"Com a chegada dos novos equipamentos, a nossa expectativa para o próximo ano é que a produção triplique. Então, para a gente foi muito bom, pois tudo tem sido útil e de grande ajuda. Quero agradecer imensamente ao Governo de Alagoas, que em nenhum momento se nega a nos ajudar", disse Maria Rita, que também é agricultora da zona rural de Murici.

Para Maria Josélia, representante do grupo Café na Mesa, de Girau do Ponciano, as ações do programa Alagoas Maior têm fortalecido cada vez mais associações e cooperativas, além de incentivar a produção e a participação em novos mercados.

"Graças ao programa Alagoas Maior, o nosso grupo só teve a ganhar. Todos os equipamentos entregues pelo Governo de Alagoas foram de grande ajuda, não só para o fortalecimento do meio produtivo, mas, também, para que pudéssemos participar de consultorias e eventos. Para nós é só gratidão".

De acordo com a gerente de Cadeias Produtivas e Arranjos Produtivos Locais da Sedetur, Roberta Carvalho, as ações do programa Alagoas Maior são essenciais para que os produtores alagoanos se capacitem e trabalhem de forma eficaz. “Além de dar continuidade às ações de articulação, capacitação e promoção de rodadas de negócios, o programa também contribui com o aprimoramento de suas unidades de beneficiamento. Pela primeira vez, o Governo de Alagoas beneficiou associações e cooperativas, através de uma intervenção estrutural. Isso garante uma adequação da produção às exigências legais e sanitárias, contribui na agregação de valor ao produto final, além de garantir uma maior competitividade desses grupos frente ao mercado”, afirmou Roberta Carvalho.

Alagoas Maior

Criado em 2019, o Alagoas Maior atende a mais de 28 cooperativas e grupos produtivos de três regiões do Estado, abrangendo cinco atividades produtivas, em 46 municípios, com foco na melhoria do produto de cada negócio, desde a produção até a embalagem encontrada nas prateleiras, promovendo uma série de consultorias e capacitações.

Desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Sedetur, em parceria com o Sebrae Alagoas, o programa capacita os grupos atendidos, gerando desenvolvimento, empregos diretos e indiretos e renda para os pequenos e médios produtores do Estado.

Em todo o Estado, o Alagoas Maior impacta diretamente cerca de 2.180 empreendedores e indiretamente cerca de 16.900 pessoas.