Cooperativas

II Expoeja expõe produtos com materiais recicláveis produzidos por alunos do EJA no Pilar

Os alunos da Escola Municipal Profª Jacy da Costa Ayres contam com o apoio do Programa A União Faz a Vida (PUFV), da Sicredi Expansão

Por Assessoria 14/12/2022 09h57
II Expoeja expõe produtos com materiais recicláveis produzidos por alunos do EJA no Pilar
Há mais de 25 anos, o Sicredi realiza o PUFV em todo o país com a colaboração de escolas e municípios parceiros - Foto: Assessoria

No próximo dia 20, das 19h às 21h, acontecerá a II Expoeja na orla lagunar município de Pilar, em Alagoas. No evento serão vendidos produtos feitos com materiais recicláveis e produzidos por alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas da cidade. A mostra faz parte da ação Pequenos Gestos, Grandes Impactos, que também foi executada durante a atuação do Programa A União Faz a Vida (PUFV) – principal iniciativa de responsabilidade social da Sicredi Expansão e que foi realizada na Escola Municipal Profª Jacy da Costa Ayres, participante da Expoeja deste ano.

Segundo o professor Cícero José dos Santos, 30 estudantes da instituição estarão presentes no evento e, ao todo, serão cerca de 600 alunos do EJA. “A Expoeja é uma feira de desenvolvimento sustentável. Os alunos estudam sobre esse tema, sobre coleta seletiva, conscientização da população e vão produzindo materiais, durante as aulas, como artesanato feito de materiais recicláveis. Eles transformam aquilo que iria para o lixo de forma desordenada”, explica.

Durante o evento, no estande dos alunos da Escola Municipal Profª Jacy da Costa Ayres, em parceria com a Sicredi Expansão, ainda serão realizadas doações de plantas e de livros e serão expostos dois livros criados pelos alunos durante o ano letivo. As produções foram intituladas de “O Homem Dengoso” e “O Lendário Supriano”.

“A Expoeja para nós é a culminância do projeto ‘Pequenos Gestos, Grandes Impactos’, que é um subprojeto do A União Faz a Vida. Durante um semestre, tivemos reuniões mensais com os alunos para dar andamento às atividades e no dia 20, na Expoeja, iremos celebrar a construção desses conhecimentos”, ressalta.

Há mais de 25 anos, o Sicredi realiza o PUFV em todo o país com a colaboração de escolas e municípios parceiros. O programa já alcançou mais de três milhões de crianças e adolescentes, de 2,6 mil escolas, em mais de 475 cidades de 12 estados brasileiros.

Ao explicar sobre a importância do PUFV, Pâmella Tenório, Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Expansão, destaca que o programa agrega o 5º e o 7º princípios do cooperativismo, que são “Educação, formação e informação” e “Interesse pela comunidade”.

“Esse é um programa educacional para tornar a criança, o jovem e o adolescente um cidadão cooperativo. O objetivo é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, contribuindo para a educação integral dessas pessoas em todo o país. No PUFV, os alunos são os protagonistas do processo de aprendizagem e contam com o apoio dos educadores, pais e da comunidade”, frisa Pâmella.

Sobre o Sicredi


O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em todos os estados e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br