Cooperativas

Mês do voluntariado: ações em prol das comunidades são estimuladas pelas cooperativas

A Sicredi Expansão, instituição financeira cooperativa, conta com grupo de voluntários em quatro estados do Brasil

Por Assessoria 07/12/2022 10h58
Mês do voluntariado: ações em prol das comunidades são estimuladas pelas cooperativas
Mês do voluntariado - Foto: Divulgação

Além da comemoração natalina e da chegada do Ano Novo, o mês de dezembro também é marcado como o mês do Voluntariado, em alusão ao Dia Internacional do Voluntariado – celebração instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985. E um exemplo de estímulo à prática voluntária em nossa sociedade está no cooperativismo.

De acordo com a ONU, o voluntário é uma pessoa que dedica parte do seu tempo, sem visar remuneração, para colaborar em atividades que promovam o bem-estar social. Em 2000, a organização definiu 8 objetivos do milênio para o serviço voluntário. São eles: erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental, e estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.

E a Sicredi Expansão, instituição financeira cooperativa, além de se comprometer com a sustentabilidade do seu negócio e ter reforçado esse compromisso através da adesão ao Pacto Global, uma iniciativa também da ONU, encabeça diversas ações sociais para desenvolver a comunidade e, ainda, conta com um grupo de colaboradores voluntários para que essas ações possam ser executadas e mantidas.

“Nós temos grupos de voluntários em quatro estados, que são: Alagoas, Pernambuco, Bahia e Maranhão. Eles exercem diversas tarefas, desde ministrar palestras de educação financeira até fazer visitas técnicas no Espaço de Costura do Projeto Vestindo Minha Família, que fica no Vale do Reginaldo, em Maceió”, conta Pâmella Tenório, Assessora de Desenvolvimento de Cooperativismo da Sicredi Expansão. Ela destaca que, em Alagoas e na Bahia, são 80 voluntários.

Além de serviço voluntário no Projeto Vestindo Minha Família, que oferece profissionalização em corte e costura para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, e das palestras sobre educação financeira, também há a disposição de voluntários para a promoção da educação cooperativista dentro do currículo escolar de crianças, jovens e adolescentes, por meio do programa ‘A União Faz a Vida’, que, acontece no município de Pilar, em Alagoas.

A Sicredi ainda conta com outras iniciativas de responsabilidade social em seu portfólio, como a campanha ‘Meu Livro, Meu Mundo’, que promove a arrecadação de livros infantojuvenis para doações em escolas; o Dia C, que também promove arrecadações, mas, dessa vez, de cestas básicas, cobertores e kits de higiene pessoal para doar a comunidades carentes, e o Fundo Social, cujos recursos são destinados pelos associados para projetos sociais.