Cooperativas

Unicafes/AL lança programas de formação voltados para comercialização e juventude

Por Assessoria 05/12/2022 12h27 - Atualizado em 05/12/2022 13h40
Unicafes/AL lança programas de formação voltados para comercialização e juventude
Antonino Cardozo, presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) - Foto: Assessoria

Em 2023 a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) vai enfatizar o trabalho de formação para as cooperativas. Nesta sexta-feira,2, o Programa Nacional de Educação do Cooperativismo Solidário (PECSOL) foi lançado e será desenvolvido em Alagoas em parceria com a Unicafes Nacional e o Sistema Sescoop. A Federação Alagoana também promoveu o lançamento do programa Jovem Coop Aprendiz, que vai selecionar quarenta adolescentes ligados ao ambiente cooperativo para estágio nos processos de gestão e governança a partir de fevereiro do ano que vem.

A reunião de lançamento aconteceu de forma virtual com a presença de líderes cooperativistas e dirigentes da Federação Unicafes estadual, Nacional e da Emater/AL. Dez cooperativas passarão pelo processo do PECSOL e pelo Plano de Desenvolvimento Organizacional (PDO) gerido pelo programa.

“O PECSOL vem focado em estratégias fundamentadas em processo participativos, como o empoderamento e fortalecimento do capital social, ampliação do número de multiplicadores e inclusão de jovens e mulheres. O programa trará formações online e ações presencias. Com o programa será desenvolvido uma análise do negócio com objetivo de apontar soluções que possam resolver e melhorar os processos da gestão”, explicou o assessor da Unicafes Nacional , Alcidir Mazzuti.

De acordo com o diretor de Juventude da Unicafes Alagoas, Fernando Barbosa, a etapa local será realizada pelo programa Necsol, que atuará na base da formação. O PECSOL Nacional também conta com o apoio do Sistema Sescoop.

“Uma oportunidade imperdível e quem tem mudado a realidade de muitas cooperativas. Todo esse conteúdo de capacitação traz uma grade didática e dinâmica, que vai permitir melhorar a gestão da cooperativa e sobretudo criar uma dinâmica de aproximação com os associados”, informou Fernando Barbosa.

Jovem Coop Aprendiz

Novidade no cooperativismo da agricultura familiar, o Programa Jovem Coop Aprendiz foi apresentado pela Federação Unicafes Alagoas também durante o lançamento do PECSOL. O interessados deverão poderão consultar o edital publicado na Bio do perfil oficial da Unicafes no Instagram. As inscrições seguem até o dia 13 de janeiro de 2023.

De acordo com o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, a Federação vai investir na formação e inclusão cooperativas dos associados.

“O momento é de fortalecer os nosso laços e ampliar a nossa atuação. E esse processo passa pela formação. Em 2023 nossas diretrizes vão focar no pilar formativo e no fortalecimento da nossa marca institucional. A formação não é somente o espaço de aprender noções e conceitos, mas sim o ambiente para olhar nossa instituição, nossa marca, nossos negócios, organização e entrada no mercado”, disse Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL.

Sobre a Unicafes Alagoas

A Federação Unicafes Alagoas representa 40 cooperativas da agricultura familiar, empresas que estão presentes que possuem até mais de 1000 associados e estão presente em todas as regiões do Estado.

Mais de trinta mil pessoas são beneficiadas indiretamente com as atividades econômicas geradas pelas cooperativas da Unicafes. A partir do trabalhado dos pequenos agricultores são produzidos alimentos in natura, processados e industrializados. O segmento gera emprego e renda para as famílias e colabora para o fortalecimento da produção rural no Estado.