Cooperativas

Lançado livro sobre o retrato da agricultura familiar em Alagoas

Publicação é produzida pela Universidade Federal de Viçosa (MG) com destaque para 82 mil estabelecimentos e 326 mil pessoas que produzem o referente a 27% do valor bruto da produção agropecuária no Estado

Por Ronaldo Lima / Ascom Seagri 27/11/2022 09h42
Lançado livro sobre o retrato da agricultura familiar em Alagoas
Lançamento da obra - Foto: Ronaldo Lima / Ascom Seagri

De autoria do professor-doutor Marcelo Braga, da Universidade Federal de Viçosa (MG), foi lançado, na quinta-feira (24), no auditório da Cooperativa dos Produtores de Leite de Alagoas (CPLA), no Parque da Pecuária, o livro “Um novo retrato da agricultura familiar do estado de Alagoas”. A publicação é uma iniciativa do Projeto Adaptando Conhecimento para a Agricultura Sustentável e o Acesso a Mercados, da Universidade Federal de Viçosa (MG), com apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Como explica o professor Marcelo Braga, a agricultura familiar em Alagoas é extremamente relevante, já que envolve 82 mil estabelecimentos, 326 mil pessoas que produzem o referente a 27% do valor bruto da produção agropecuária no estado.

“De certo modo, podemos afirmar que esse contingente de pessoas envolvidas nessas atividades econômicas têm uma inserção social e é importante desenvolver políticas públicas ligadas à aquisição de alimentos e a inclusão no mercado desses agricultores familiares”, destaca Marcelo Braga.

Para a secretária da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Aline Melo, a cartilha, além de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar no estado de Alagoas, será uma importante ferramenta de diagnóstico do segmento.

Segundo ela, o livro é de grande significado para o setor produtivo, agentes públicos, técnicos, estudantes, entre outros, e é uma importante ferramenta de diagnóstico da agricultura familiar alagoana.

Durante o lançamento do livro, o professor Marcelo Braga fez uma apresentação dos números compilados na publicação, com base na confiança e objetividade a partir dos dados do Censo Agropecuário 2017.

O evento foi prestigiado por representantes da Embrapa, Banco Nordeste, Emater, Adeal, Iteral, Ideral, Associação dos Criadores de Alagoas, Fetag e técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura.