Cooperativas

Fórum do Cooperativismo vai debater o futuro do setor em AL

Por Assessoria 25/11/2022 10h05
Fórum do Cooperativismo vai debater o futuro do setor em AL
Setor tem avançado em articulação de políticas públicas - Foto: Edilson Omena

Instrumento de desenvolvimento socioeconômico, o cooperativismo vai estar em vitrine durante o 1º Fórum do Cooperativismo de Alagoas, no próximo dia 1º de dezembro, a partir das 14h no auditório do Sebrae-AL no bairro do Poço em Maceió. O evento, de iniciativa da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), vai receber cooperativas que representam os sete ramos de atuação, além de gestores públicos e a equipe de transição de governo.

As cooperativas vão debater o futuro do segmento sob a perspectiva do tema “Cooperativismo como agente de desenvolvimento para o Estado”. Um documento com as principais propostas do cooperativismo vai ser entregue durante o evento.

O objetivo é discutir a execução estadual de uma política de atenção cooperativista no próximo governo.

Segundo a Unicafes-AL, o setor tem avançado em articulação de políticas públicas, e pode compartilhar soluções criativas uma vez que está presente em diversos setores.

“O cooperativismo é um segmento consolidado e que vem contribuindo diretamente para a nossa economia. Estaremos apresentando de quem somos e como atuamos, e o que pode ser feito para ampliar a nossa participação no desenvolvimento econômico e social de Alagoas", destacou o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo.

Conquistas

Através da articulação da Unicafes-AL o setor ganhou novos espaços e avançou no atendimento às demandas. Foram abertas novas frentes de atuação com a reativação do Conselho Estadual de Cooperativismo (CONECOOP) e a inauguração do Encontro Estadual do Cooperativismo (ENCOOPAL) e a 1º Feira Coop – eventos de destaque Nacional.

“O fórum chega para a concretização de um diagnóstico sobre o nosso setor. Um momento de construção coletiva com a apresentação de demandas em conjunto como parceiros como o Sebrae, Associação dos Municípios e as gestões”, reforçou Cardozo.