Cooperativas

Cooperativa Pindorama recebe técnicos da Embrapa e representantes de usina do RJ

A visita se deu em virtude da adesão a novos investimentos por parte da cooperativa alagoana, que está em vias de inaugurar uma nova indústria de produtos derivados do tomate

Por Assessoria 23/11/2022 14h21
Cooperativa Pindorama recebe técnicos da Embrapa e representantes de usina do RJ
Visitantes se encantaram com a estrutura da indústria de AL - Foto: assessoria

Duas visitas simultâneas e com importantes objetivos aconteceram, na última terça-feira, 22, na Cooperativa Pindorama. Membros de diferentes setores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa (nas vertentes Alimentos e Territórios, Agroindústria de Alimentos e Hortaliças) se reuniram com a diretoria, enquanto representantes da Usina Coagro, do Rio de Janeiro, conheceram as instalações da Usina Pindorama.

Segundo André Dutra, gerente adjunto da Embrapa Agroindustria de Alimentos, a visita à Pindorama se deu em virtude da adesão a novos investimentos por parte da cooperativa alagoana, que está em vias de inaugurar uma nova indústria de produtos derivados do tomate.

“Em função de nossa experiência com projetos agroindustriais e desenvolvimento de novos projetos alimentícios, e em função do estabelecimento da cultura do tomate pelos associados da Cooperativa Pindorama, nós aproveitamos esse momento para conhecer toda a infraestrutura que está sendo edificada com o propósito de processar esse tomate, que está sendo plantado pelos produtores com a finalidade de desenvolver novos produtos, não somente molhos, como também molhos concetrados e até mesmo sucos de tomate misturado com frutas tropicais, que talvez seja uma oportunidade inovadora tanto para o mercado nacional como internacional, consolidando cada vez mais a Cooperativa Pindorama pelo excelente trabalho, não somente na parte industrial, mas na organização como um todo da cadeia produtiva com responsabilidade econômica e social”, disse Dutra.

Com a consultoria da Embrapa Hortaliças, através da expertise da engenheira agrônoma e doutora em produção vegetal, Flávia Teixeira, que também esteve presente na visita, alguns cooperados da Pindorama estão cultivando o BRS Sena, um híbrido de tomate desenvolvido pela Embrapa para processamento industrial. O fruto será utilizado na fabricação de molhos e catchup, inserindo novos itens no já vasto mix de produtos Pindorama.

Além de André Dutra e Flávia Teixeira, a comitiva da Embrapa contou também com Priscila, Ogmar Flores, Karina dos Santos e Flávio. Eles foram recepcionados pelo diretor-secretário da Cooperativa Pindorama, Antônio de Oliveira, e o gerente das indústriasde alimentos, Jasse Rocha.

Coagro-RJ


Quatro técnicos da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro-Coagro estiveram na Usina Pindorama, também na terça-feira, 22, com o objetivo de conhecer o processo de fabricação da levedura seca. A levedura é um microrganimo importante no processo de transformação do caldo da cana em etanol, uma vez que é através de sua fermentação que se origina o produto final.

Após o processo de fabricação do etanol, o excedente dessa produção é separado nas turbinas e fundos de dornas, e encaminhados para secagem, originando a levedura seca, suplemento de alto teor proteico e rico em nutrientes, sendo essencial para a nutrição e saúde animal.

De acordo com Erikson Viana, gerente industrial da Usina Pindorama, no caso da levedura seca produzido pela Cooperativa, todo o processo de fabricação foi melhorado.

“Melhoramos todo o processo em relação aos controles de produtos químicos. Hoje, só utilizamos produtos naturais, sem presença de antibióticos usados anteriormente. Também readequamos a temperatura no ambiente de produção, para garantir uma maior proliferação da levedura enquanto microrganismo. Todo esse processo é feito pensando na garantia de uma nutrição adequada e, por consequência, a saúde do animal como um todo”, destacou Viana.

A Usina Pindorama produz, em média, 10 toneladas de levedura seca por dia. Além da Usina Pindorama, a comitiva da Coagro-RJ foi composta por Antônio Marques e Paulo Cerqueira, químicos; Maxel Neves, responsável pela fabricação de açúcar; e José Luiz, coordenador da destilaria. Eles também visitaram o escritório da Cooperativa Pindorama em Maceió, onde foram recepcionados pelo presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos.