Cooperativas

Comunidade católica de Pindorama dá boas-vindas a novo pároco

Dom Valdemir Ferreira revelou que a mudança de paróquia entre padres depende da determinação da Santa Sé para cada país

Por Assessoria 11/11/2022 12h11
Comunidade católica de Pindorama dá boas-vindas a novo pároco
Fiéis lotaram a casa religiosa em plena noite de quinta-feira,10 - Foto: assessoria

Na noite desta quinta-feira, 10, foi conferida a posse canônica a um novo pároco na Paróquia de Nossa Senhora Assunta ao Céu, na comunidade católica de Pindorama, em Coruripe, Litoral Sul de Alagoas. Trata-se do padre Thiago Barbosa. Ele ocupa agora o lugar do antecessor, padre José de Oliveira, que conduziu os fiéis locais desde que Pindorama foi elevado a paróquia, há 14 anos, e assumiu recentemente uma paróquia no município de Teotônio Vilela.

Antes de ser transferido à sua nova casa, por determinação do bispo da Diocese de Penedo, Dom Valdemir Ferreira, que adota uma logística de rodízio entre padres e paróquias, Padre Thiago era o responsável pela Paróquia de Santo Antônio, no Bairro Cacimbas, no município de Arapiraca, agreste de Alagoas.



Dom Valdemir Ferreira revelou que a mudança de paróquia entre padres depende da determinação da Santa Sé para cada país. “A Santa Sé determina que cada conferência episcopal faça a sua orientação do tempo que se pode permanecer à frente de uma paróquia. Na Itália, por exemplo, são 10 anos. No Brasil são seis, podendo prorrogar por mais três, mas isso é uma orientação para toda a Igreja no Brasil. Porém, para a Diocese, o bispo pode ouvir seu conselho presbiterial e determinar conforme análise e necessidade”, explicou.

Durante celebração, realizada na Igreja de Nossa Senhora Assunta ao Céu, no Centro de Pindorama, centenas de fiéis se fizeram presentes para dar as boas-vindas ao novo representante da Igreja Católica local.

Lideres de comunidades eucarísticas preparam uma carta, que foi lida na ocasião.

“Em tudo que acontece com a Igreja, em suas várias instâncias, a mão de Deus prevalece como fio condutor. Nessa perspectiva de fé, queremos oferecer nosso apoio e ajuda. Queremos estar com o senhor, e no Senhor Deus ouvir a voz a nos orientar para caminharmos juntos e em plena sintonia. Oferecemos ao senhor o nosso carinho, amizade e disponibilidade no dia a dia da vida da comunidade. Queremos somar e multiplicar, como convém ao povo de Deus. Seja mensageiro da boa-nova, alimentando a nossa fé na presença viva de Jesus na Eucaristia. Que, como Moisés, abra caminhos de esperança. Portanto, padre Thiago Barbosa, os desafios são muitos, mas tenha certeza de que o senhor não estará só. Como comunidade paroquial, carregaremos, todos juntos, a luz que nos leva à alegria da ressurreição. Seja bem-vindo entre nós. Agora, esta é a sua comunidade”, diz trecho da carta.

Em comunhão com os membros da comunidade e cooperados e colaboradores da Cooperativa Pindorama, vários lideres religiosos participaram da solenidade de posse, a exemplo do próprio bispo Dom Valdemir Ferreira, os padres Izaias da Silva, Jackson Barbosa, Diego Luiz, Antenor Montenegro, Pedro Afonso, Eduardo Santos, Pedro Silva e Ednaldo Santos, e os diáconos João Batista, Williames Oliveira e José Barbosa.

Ao final da cerimônia, padre Thiago agradeceu a todos os presentes pela demonstração de carinho, tanto dos fiéis da Paróquia de Santo Antônio, na qual esteve à frente nos últimos dois anos, como dos novos fiéis da comunidade de Pindorama.

“Agradeço por manifestarem seu apoio e orações à minha missão aqui nesta terra. Destaco o apoio incondicional da minha família, dos meus amigos das paróquias por onde passei e que aqui se fazem presentes. Enfim, uma palavra de gratidão ao povo da Paróquia Nossa Senhora Assunta ao Céu, que desde o momento da publicação da minha nomeação, me acolheram, manifestando boas-vindas por meio das redes sociais. Agradeco ao presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, sua esposa, dona Alda, tambem à Lúcia e demais lideranças, que, de coração aberto, me acolheram, mesmo sem me conhecer bem. Quero caminhar junto com todos na comunhão fraterna. Contem comigo” agradeceu o padre Thiago Barbosa.

Orações, votos de boa sorte e muitos abraços dos fiéis deram o tom da celebração, com o objetivo de felicitar o novo pastor das ovelhas da Igreja Católica em Pindorama, angariando bênçãos a toda uma comunidade, composta por um povo ordeiro e batalhador, que tem na fé e comunhão com Cristo seu principal norte para que nunca cesse a vontade de crescer e vencer.