Cooperativas

Abertura da Expoagro é marcada por entrega de novo espaço para o Sebrae Alagoas no Parque da Pecuária

‘Espaço Sebrae de Eventos Álvaro Arthur Lopes de Almeida’ receberá eventos e ações do Sebrae e parceiros mesmo após a Expoagro

Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa 25/10/2022 18h01
Abertura da Expoagro é marcada por entrega de novo espaço para o Sebrae Alagoas no Parque da Pecuária
Espaço Sebrae - Foto: Kelvin Gomes / Assessoria

Foi aberta oficialmente, no último domingo (23), a 72ª edição da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro/AL), no Parque da Pecuária, em Maceió. O evento, realizado pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), patrocinado pelo Sebrae Alagoas e diversos parceiros, vai até o dia 30 de outubro e contará em sua programação com leilões de animais, julgamentos, feira de produtos, palestras, praça de alimentação, ‘expoagrinho’ para crianças, entre outras atrações.

“É um prazer enorme estarmos aqui em mais uma edição da Expoagro de forma efetiva. A cada ano essa exposição melhora e faz mais e mais negócios. É um parque emblemático, dentro da cidade. Isso é muito bom, por trazer o campo para dentro da cidade. Os cidadãos urbanos passam a conhecer melhor o que de fato acontece no campo, região que é parte integral e decisiva de cada pessoa na cidade, sobretudo por levar a produção rural que sustenta os lares das cidades”, destacou o diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira.

Na abertura do evento, Marcos Vieira também reforçou a homenagem feita ao presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, que dá nome ao espaço cedido ao Sebrae Alagoas para a realização de eventos e ações no Parque da Pecuária: Espaço Sebrae de Eventos Álvaro Arthur Lopes de Almeida, que já recebe, nesta edição da Expoagro, o ‘Empório Sebrae’.

“Aqui, iremos fazer grandes eventos com os nossos parceiros. Parabenizo o nosso querido Álvaro Almeida, que denomina o novo espaço do Sebrae de forma extremamente merecida. É uma honra ter o nome dele em nosso espaço. Ele é um dos baluartes do agronegócio em Alagoas. Ele que há anos defende o setor com ‘unhas e dentes’, de forma incisiva e decisiva, leal e solidária. O nome dele foi escolhido de forma unânime, também por tudo o que ele tem feito pelo Sebrae. Ele já foi nosso presidente do Conselho Deliberativo, mas nunca se afastou e continuou sendo um dos nossos melhores conselheiros”, ressaltou.

Álvaro Almeida, que recebeu uma placa, compartilhou o seu sentimento ao ser homenageado pelo Sebrae e demais parceiros. “Essa homenagem me honra por demais, me faz pensar que não passei só pela vida, mas que eu existi plenamente. Ficar eternizado nesse espaço, onde os meus netos e bisnetos passarão e os filhos e netos dos meus amigos procurarão saber quem foi Álvaro Almeida. O que mais me orgulha é fazer a defesa desses companheiros e desses amigos que sempre produziram no campo para o desenvolvimento da economia alagoana. Eu fiz aquilo que poderia fazer em defesa dessa categoria”, pontuou.

O presidente da ACA, Domício Silva, lembrou a reformulação do Parque da Pecuária e os benefícios que isso trará para a cidade de Maceió. “É um novo momento, um novo espaço aqui no Parque da Pecuária, com uma melhor infraestrutura para receber os convidados, os criadores, expositores, mas, principalmente, um parque multieventos para atender a cidade, não apenas em eventos agropecuários, mas atender também a Maceió com qualquer tipo de evento. Sou grato à parceria do Sebrae, da Faeal, da Fiea, do Governo do Estado por tudo o que tem feito pela ACA; grato aos expositores, criadores e todo o público, aos funcionários e a todos que fazem a Expoagro”, enfatizou.

Empório Sebrae

Com uma área de aproximadamente 403m², o ‘Empório Sebrae’, já no Espaço Sebrae de Eventos Álvaro Arthur Lopes de Almeida, funciona durante a Expoagro sempre das 16h às 22h, também com a oferta de exposição de produtos diferenciados. Na área externa, o público visitante do empório pode encontrar atrações culturais, além do espaço de alimentação, com produtos tradicionais e coloniais, produtos típicos, regionais e artesanais, além de alimentos e bebidas in natura e processados.

Participam do Empório Sebrae as empresas Crepe Mania, Sabor e Cor Caldos e Da Terra Tapiocas, as três de Maceió, além da Associacao dos Produtores de Cocadas e derivados da Massagueira (Marechal Deodoro), Boleiras de Coqueiro Seco, Laticínio Batalha, Novo Horizonte e DuCamp. No segmento de energia solar participam a Ecosolar e Arco Solar. Já no segmento Agronegócios, estão as empresas Pimenta Preta 52 (União dos Palmares), Barulhinho Bom (Marechal Deodoro), Apiário Zumbi dos Palmares (União dos Palmares), Fernão Velho (Maceió), O Cortiço (Maceió), Ouro Vermelho (Satuba), Weston Cervejaria (Maceió) e Boi de Engenho (Maceió).

No segmento Panificação, participa a Panificação Confiança, de Maceió, e no segmento Instâncias Turísticas estão Quilombos, Costa Corais, Agreste e Cânions. A empresa Labbits integra o segmento Realidade Virtual, enquanto a id5 Soluções de Internet Timmy representa o segmento Startups Gestão de Marketing Digital. Já em Gestão de Ativos, a empresa participante é a F2J – Soluções Hefx.

Ainda participam do ‘Empório Sebrae’ 12 associações e cooperativas atendidas pelo Programa Alagoas Maior, desenvolvidos pelo Sebrae e Governo de Alagoas através da Sedetur. Participam do evento dois grupos da Região dos Quilombos: Associação dos Apicultores de União dos Palmares e Associação Dom Hélder Câmara, de Murici; cinco grupos da Região Agreste: Associação Café na Mesa, de Girau Do Ponciano, Associação Tabuleiro de Dentro, de São Sebastião; Associação Ascolaço, de Estrela De Alagoas; Associação das Doceiras e Artesãs de Palmeira dos Índios e Cooperativa Coopcam, de Palmeira Dos Índios.

Já do Sertão Alagoano, participam outros cinco grupos: Associação dos Pequenos Agricultores da Fazenda Araçá, de Delmiro Gouveia, Cooperativa dos Agricultores Familiares do Sertão de Alagoas (Cafisa), de Pão de Açúcar, Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Derivados Apícolas de Alagoas (Coopeapis), de Piranhas, Associação Municipal de Jovens Rurais - Terra Jovem, de Água Branca e a Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão, de Delmiro Gouveia.

Desta última associação, o seu representante e empreendedor da Doces ‘A Nordestina’, Ronislânio Francisco, que levou produtos como a cocada recheada, bananola do Sertão e a ‘Chocobana’, ressalta o quanto a participação na Expoagro é importante para o grupo.

“Aqui chega donos de restaurantes, de mercados, de empórios, querendo negociar nossos produtos. Já estamos fechando com alguns clientes daqui de Maceió. A nossa participação aqui na Expoagro é uma forma de expandir, de divulgar os produtos do Alto Sertão. A Expoagro é uma oportunidade única de mostrar o que fazemos ao cliente direto e aos que querem vender o que a gente faz. Além disso, esse apoio do Sebrae e do Governo do Estado nos ajuda a inovar. Sempre que participamos, lançamos um produto novo”, conclui.

A 72ª Expoagro é uma realização da ACA, Organização Arnon de Mello, Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), com o patrocínio do Sebrae Alagoas, Secretaria de Estado da Agricultura do Estado de Alagoas (Seagri) e Prefeitura de Maceió. O evento ainda conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AL).