Cooperativas

Grupo Heineken adota embalagem com 30% de plástico reciclado em ação que une impacto social e ambiental

Iniciativa faz parte do compromisso da companhia de alcançar 100% de circularidade do plástico no ON e OFF Trade e irá impulsionar o trabalho de cooperativas

Por Assessoria 20/10/2022 16h23
Grupo Heineken adota embalagem com 30% de plástico reciclado em ação que une impacto social e ambiental
Devassa é pioneira nesta iniciativa, que já pode ser encontrada nos pontos de venda de praças-foco da marca, principalmente o Nordeste - Foto: Assessoria

 Compromissado com a ampliação de seus impactos ambientais e sociais, o Grupo Heineken adotou mais uma iniciativa para estimular a circularidade do plástico, além de contribuir com a atuação de cooperativas. A companhia começou a utilizar 30% de PCR (post consum resin – resina pós consumo, na livre tradução) nas embalagens de filme Shrink da marca Devassa em 2022 e pretende estender para toda a categoria mainstream a partir de 2023, prevendo um potencial de reutilização de 765 toneladas de plástico em 2023.

A marca Devassa é a primeira a utilizar o material mais sustentável, que chegará a todos os pontos de venda do Brasil onde a marca está presente, especialmente no Nordeste, praça-foco da marca, até o final do ano. Atualmente, para todo o volume de latas produzidas, cerca de 50% do volume das embalagens secundárias (usadas para agrupar as latas) da companhia são de filme Shrink, no entanto, em relação ao peso dessas embalagens, o material representa apenas cerca de 2% do total de materiais descartáveis da companhia.

“Buscar por soluções mais sustentáveis, quando falamos de embalagens, exige que a gente tenha também um cuidado social importante, além de levar em consideração as necessidades dos nossos consumidores e desafios logísticos. Ao olharmos para o nosso portfólio, entendemos que o Shrink é um material muito relevante do ponto de vista de usabilidade para os consumidores e que facilita a logística de transporte, por ser mais leve, resistente e impermeável. Ainda assim, nós identificamos que havia a oportunidade de reduzir os impactos desse item ao adotarmos um modelo mais sustentável que, além de reduzir a quantidade de plástico em lixões e aterros, também contribui para o trabalho das cooperativas de materiais recicláveis”, conta Ornella Vilardo, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Heineken.

A resina utilizada na produção do filme Shrink mais sustentável é feita de polietileno de alta densidade pós-consumo reciclado (PCR). O material é recolhido por cooperativas e, então, utilizado para produzir a resina inovadora REVOLOOPTM, produzida no Brasil pela Dow em parceria com a Boomera LAR. O produto foi desenvolvido no Pack Studios, centro de inovação e pesquisa da Dow, localizado em Jundiaí (SP).

“Para chegarmos em soluções como estas, é necessário desenvolver parcerias e ter um olhar integrado de toda a cadeia de valor. Não basta apenas a fabricação da resina. Temos hoje os convertedores deste material engajados na solução de forma a reduzir os insumos e, consequentemente, aumentar a geração de valor de toda a cadeia do plástico”, reforça Vilardo.

A iniciativa faz parte da movimentação da companhia para promover a circularidade de materiais e reduzir o uso do plástico e que já reduziu em 80% de volume de PET no portfólio, o que significa 25% menos plástico no total e circularidade de 100% das embalagens plásticas nos pontos de venda ON e OFF Trade. Em 2021, a empresa anunciou a retirada de embalagens de garrafas PET de 1 e 2 litros das marcas Itubaína, FYs, Skinka e Viva Schin e as de 1,5 litro das marcas Skinka e Água Schin, deixando de levar aos pontos de venda, até agora, cerca de 14 mil toneladas de PET.

Sobre o Grupo Heineken no Brasil

O Grupo Heineken chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE) e duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo Heineken é composto por Heineken®, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Tiger, Lagunitas, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial e No Grau. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da Heineken NV, a maior cervejaria da Europa.