Cooperativas

Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito celebra trajetória e conquistas das instituições

De acordo com o Banco Central, as cooperativas de crédito no Brasil cresceram 134% nos últimos cinco anos

Por Assessoria 19/10/2022 16h03
Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito celebra trajetória e conquistas das instituições
Cooperativismo de crédito - Foto: Ilustração

Nesta quinta-feira, 20, é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito. E, de acordo com o Banco Central (BC), esse modelo de negócio está em ascensão e promete crescer ainda mais nos próximos anos, já que de 2016 a 2020, a carteira de crédito das cooperativas cresceu 134% no Brasil. A adesão às cooperativas oferece diversas vantagens e elas podem estar entre as justificativas para atrair ainda mais associados.

Ainda de acordo com o BC, a carteira de crédito do sistema nacional de cooperativismo atingiu R$ 228,7 bilhões, ou seja, houve acréscimo de 5,1% do Sistema Financeiro Nacional, em dezembro de 2020. Cinco anos antes, o valor atingido foi de R$ 95 bilhões, ou 2,74% do SFN.

Entre as vantagens da adesão às instituições financeiras cooperativas podem ser citadas a possibilidade de uma pessoa física ou jurídica se tornar mais do que um cliente e sim, dono do negócio, ser um associado da instituição. Ele além de ser usuário dos serviços prestados pela instituição, também é investidor e pode participar das decisões da cooperativa e também da distribuição dos resultados financeiros ao final do exercício.

Segundo Alandson Araújo, superintendente da instituição financeira cooperativa Sicredi Expansão, “o associado que movimenta suas finanças com a nossa cooperativa, seja por meio de cartão de crédito, poupança, investimentos ou empréstimos, recebe percentual de participação nos resultados financeiros da cooperativa proporcional à sua movimentação”.

Outras vantagens da cooperativa de crédito são os atendimentos próximos e personalizados, feitos por especialistas que buscam solucionar as necessidades dos associados, incluindo a oferta de taxas mais justas do que as praticadas no mercado.

“Nossas taxas normalmente são mais competitivas porque a cooperativa não visa o lucro. Os resultados financeiros da instituição são compartilhados com os associados, estimulando o seu crescimento individual, mas também contribuem para a sustentabilidade e desenvolvimento das comunidades onde atuamos. O ganho é coletivo”, salienta Alandson.

O Banco Central ainda atribui esse crescimento no país ao relacionamento próximo característico dessas instituições financeiras, à proximidade com o setor agropecuário, ao investimento na infraestrutura tecnológica e em canais digitais de atendimento e no aprimoramento da estrutura regulatória. Além disso, também é destacada a ajuda às pequenas empresas, que registram mais sucesso na obtenção de crédito em cooperativas.

Outro destaque é a contribuição que as cooperativas de crédito geram para o desenvolvimento das regiões onde atuam, seja por meio do financiamento de projetos sociais da comunidade ou da geração de riqueza local, devido à circulação de dinheiro feita por meio das movimentações em serviços da cooperativa. “O dinheiro produzido aqui fica aqui, investido aqui. Quando você movimenta em uma cooperativa, o dinheiro fica na região e, consequentemente, ajuda a desenvolver essa região”, frisa Alandson Araújo.

Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito

Instituído há mais de 70 anos, o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito busca relembrar a trajetória e celebrar as conquistas das instituições financeiras cooperativas. Neste ano, o tema da data comemorativa é “Empodere seu futuro financeiro com uma cooperativa de crédito”.

Atualmente, as cooperativas de crédito do Brasil somam mais de 11 milhões de associados. E em todo o mundo, são mais de 375 milhões de associados em 86 mil cooperativas de crédito registradas em 118 países, segundo o relatório do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito.