Cooperativas

Cooperativa Pindorama recebe visita do bispo da Diocese de Penedo

Dom Valdemir Ferreira realizou as bênçãos do novo centro administrativo da empresa

11/10/2022 19h02
Cooperativa Pindorama recebe visita do bispo da Diocese de Penedo
O religioso classificou o que é feito pela Cooperativa como um verdadeiro testemunho de cristandade - Foto: assessoria

Uma manhã abençoada, foi isso que os colaboradores da Cooperativa Pindorama vivenciaram nesta terça-feira (11). A diretoria da empresa recepcionou Dom Valdemir Ferreira, bispo da Diocese de Penedo, da qual faz parte a Paróquia Nossa Senhora Assunta ao Céu, de Pindorama, no município de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas.

A visita de cortesia de Dom Valdemir se deu a partir de convite do próprio presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, e, coincidentemente, ocorreu na véspera do dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Ao lado do padre José de Oliveira, da Paróquia de Pindorama, Dom Valdemir conheceu a história do cooperativismo local, apresentada pelo presidente Klécio Santos, desde a época do patrono René Bertholet até os dias de hoje.

“A Cooperativa Pindorama nasceu em 1957, numa visão de futuro do franco-suíço René Bertholet. Hoje contamos com 30 mil hectares de terras férteis, distribuídas em 1.400 lotes que são cultivados por 1.050 colonos, nossos associados. Pindorama é um distrito de Coruripe que conta com mais de 30 mil habitantes, sendo maior que 80% dos municípios alagoanos. Temos mais de 80 produtos em nosso mix e estamos entre os 100 maiores contribuintes do estado de Alagoas. Se não preservássemos o passado e não pensássemos no futuro, nosso presente não faria sentido, por isso estamos em pleno crescimento”, expôs Klécio Santos.

Após a apresentação feita por Klécio Santos, admirado com o que é feito em Pindorama, Dom Valdemir brincou: “meu Deus do Céu, como eu queria aprender a fazer isso”, disse, arrancando risos.

Klécio e o vice-presidente da Pindorama, Carlos Roberto Santos, o Carlão, levaram a comitiva diocesana ao contato direto com os colaboradores da Cooperativa durante a visita ao novo Centro Administrativo da empresa, que em breve será oficialmente inaugurado, mas que já entrou em operação, dando maior conforto aos trabalhadores.

“Isso era um sonho nosso e nós estamos podendo realizar agora. Há mais de 20 anos pensávamos em ter um centro administrativo à altura de nossa Cooperativa, e, graças a um trabalho em conjunto, hoje estamos concretizando e objetivo, que é reflexo de nosso desenvolvimento”, comemorou Klécio Santos.

Na ocasião, o bispo Dom Valdemir incorreu em um momento de fé, convidando diretoria e colaboradores a rezar, com o objetivo de abençoar o novo centro administrativo da Cooperativa.

O bispo fez um tour pelas instalações da Cooperativa, conhecendo as unidades de fabricação de derivados do coco, sucos, molhos, doces e derivados do leite. Na ida à Usina Pindorama, o religioso foi apresentado ao processo de produção do açúcar e do alcoól, uma vez que a safra 22/23 está a plenos pulmões.

O religioso classificou o que é feito pela Cooperativa Pindorama como um verdadeiro testemunho de cristandade.

“Aqui vejo todo aquele sonho que Deus fez para o ser humano: todo mundo ter terra, teto e trabalho. Isso traz dignidade e faz engrandecer a obra do Deus vivo e verdadeiro. Que nós possamos ter cada vez mais essa consciência do zelo, do cuidado, da casa comum, que é o pleito da terra para todos. O sistema cooperativista da Pindorama é um belo testemunho de experiência comunitária, do que nós podemos dizer de colegialidade, de corresponsabilidade familiar, social e profissional para o progresso do país, da nossa região e para a vida humana”, destacou Dom Valdemir Ferreira.

A visita do bispo foi encerrada no Centro de Treinamento Rural de Pindorama-CETRUP, onde Dom Valdemir Ferreira conheceu os projetos socioeducativos promovidos pela Cooperativa, além de assistir à apresentação da Orquestra Jovens Aprendizes Rurais.