Cooperativas

1ª Feira Coop de Alagoas é sucesso de público em seu segundo dia

Expositores e visitantes destacam a importância do espaço para a divulgação das cooperativas do estado

Por Bruno Martins e Gabriely Castelo 24/09/2022 20h45 - Atualizado em 26/09/2022 10h18
1ª Feira Coop de Alagoas é sucesso de público em seu segundo dia
Evento segue até o domingo, das 16h às 22h - Foto: Edilson Omena

A 1ª edição da Feira Coop chega ao seu segundo dia neste sábado (24) e é sucesso de público. Realizada desde sexta-feira (23) até o próximo domingo (25) na Praça Multieventos, na orla de Pajuçara, em Maceió, o evento reúne mais de 50 cooperativas e tanto expositores como o público visitante destacam a importância do espaço na divulgação das empresas desse setor cada vez mais importante no estado e no país.

Uma das palestrantes do dia, Vera Caser, falou sobre marketing para cooperativas e pontuou que a importância de elas estarem presentes nas redes sociais. "Um dos grandes problemas das cooperativas, hoje em nível nacional, é a falta de informação da população sobre o cooperativismo, então eu venho falar para as pessoas da importância de as cooperativas utilizarem as ferramentas do marketing, da comunicação, e falarem sobre as cooperativas de forma simples muitas vezes mostrando, como essa feira está fazendo. Essa feira vem à sociedade mostrar os produtos das cooperativas, ou seja, mostrar que as cooperativas são empresas que produzem alimentos, diversos tipos de elementos, assim como outras empresas, só que com a diferença de que várias pessoas são as donas da empresa, que são os associados, os cooperados, diferentemente de outras organizações, que têm um grupo privado, que são sociedade anônima", ressaltou Vera.

Vera Caser (Foto: Edilson Omena)

Para ela, os cooperados devem cada vez mais buscar conhecimentos de comunicação e marketing, que são ferramentas que precisam fazer parte do dia a dia das cooperativas. "O marketing é o condutor das cooperativas. No caso das redes sociais, por que tem que estar nas redes sociais? Porque cerca de 80% das pessoas pesquisam marcas e produtos nesse ambiente. Então, se as cooperativas não estiverem nas redes sociais e não estiverem de forma adequada, elas vão estar ausentes, elas vão continuar desconhecidas", finalizou.

A expositora Andrea Karina é artesã e participa do evento no estande de economia solidária, vinculado à Prefeitura de Maceió. Ela destacou que às vezes mais importante do que as vendas na feira, é se divulgar. "Evento maravilhoso, uma oportunidade que nós artesões estamos tendo, junto com a Prefeitura, junto com a economia solidária, nosso estande tá recheado com pinturas, bordados, filé, crochê, quadros, mosaicos, então ele realmente está muito recheado, tem um pouquinho de cada arte, cada um no seu espaço, mas fazendo um ambiente diferente, colorido e muito agradável para a cooperativa, para essa feira. Todo mundo quer vender, mas muitas vezes a gente se divulgar, estar ali mostrando, é muito mais retorno do que na hora, então isso é maravilhoso", afirmou.

Artesã Andrea Karina (Foto: Edilson Omena)

Além dos palestrantes e expositores, o evento conta também com uma banda de pífano se apresentando e animando o público. O mestre da banda, Washington, divulgou que eles começaram na década de 1980 ainda como estudantes e agora a banda é praticamente uma extensão da família.

Banda de pífano animou o público da Feira Coop (Foto: Edilson Omena)

"Nós começamos nos anos 1980, tocamos enquanto estudantes e depois retomamos como família. Eu sou o mestre da banda, meu irmão é o zabumbeiro, o outro é o taroreiro e o meu sobrinho é o prateiro. A nossa banda está extasiada, é uma alegria imensa, esse contato com o povo, essa integração", falou Washington.

O advogado Kleber Santos visitou a feira neste sábado e falou sobre a força do setor na economia local. "Nós sabemos que o cooperativismo contribui com empresas que têm uma participação muito grande nos seus segmentos de mercado, ou seja, nós temos aí uma Pindorama, nós temos a Jorgraf principalmente, nós temos uma série de cooperativas que têm um papel essencial dentro da nossa economia, dentre elas eu destaco o papel da Jorgraf, que é a única cooperativa que reúne jornalistas e gráficos no nosso país. Tem um jornal diário, que é a Tribuna Independente, tem a TV Tribuna, ou seja, o cooperativismo prova mais uma vez que mais importante que competir é cooperar".

Izaias Barbosa, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), destacou o pioneirismo da Jorgraf, a única cooperativa a unir as categorias de jornalistas e gráficos no mundo. "A Jorgraf já tem uma importância por ter sido pioneira e por ter juntado jornalistas e gráficos, é a única no mundo que teve coragem de fazer isso. Tenho recebido dirigentes dos sindicatos de outros estados que sempre perguntam sobre a formação da Jorgraf e a gente sempre leva essa pauta aos encontros nacionais. E a participação da cooperativa neste evento vai ampliar ainda mais o espaço que a Jorgraf já tem", disse Izaias.

Para o jornalista Mário Lima, o cooperativismo é o futuro da economia do país. "Essa cultura de milionários, bilionários, de concentração de renda, tem que acabar, eu acho que o futuro do Brasil, da economia brasileira, passa pelas cooperativas. E pelo que eu estou vendo aqui é uma coisa maravilhosa, são mais de 50 expositores, com tudo, tem comida, óleo de cozinha, tem o pessoal que faz a coleta do lixo, já comprei geleia, vinho de jabuticaba, tá tudo lindo, as cooperativas são o futuro desse país é por isso que vale à pena vir aqui, estão até domingo", frisou Mário.