Cooperativas

Feira Coop inicia com grande público na orla de Maceió

Evento conta com palestras, exposições e atrações musicais

Por Rívison Batista 23/09/2022 21h43 - Atualizado em 24/09/2022 17h58
Feira Coop inicia com grande público na orla de Maceió
Evento começou nesta sexta-feira - Foto: Sandro Lima

Teve início, nesta sexta-feira (23), a 1ª Feira Coop de Alagoas. São mais de 50 cooperativas alagoanas reunidas em uma megaestrutura localizada na Praça Multieventos, na orla da Pajuçara, em Maceió. Segundo o presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL), Antonino Cardozo, o evento vai contar com o público de cerca de 5 mil pessoas por dia. A feira vai até o domingo (25).

Quem chega na Feira Coop já se depara com o som das atrações musicais presentes no evento, como a Orquestra Filarmônica de Alagoas, e com a visão das dezenas de estandes das cooperativas, entre elas, a Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos de Alagoas (Jorgraf), dona do jornal Tribuna Independente e do portal Tribuna Hoje. Entre as outras cooperativas participantes da feira (que já é um marco no cooperativismo alagoano), estão nomes bem conhecidos do público, como Unimed, Pindorama e Coopaíba.

Todas as cooperativas estão exibindo, nos estandes, os seus produtos. O público desta sexta-feira, na abertura do evento, já foi consideravelmente grande. Há também uma praça de alimentação que conta com a presença de várias lanchonetes que fazem variados pratos, como comidas típicas de Alagoas, por exemplo.

O presidente da Jorgraf, José Paulo Gabriel, falou sobre a importância do evento para o ramo cooperativista. “No mundo em que nós vivemos hoje, o cooperativismo está em primeiro lugar. O cooperativismo está na veia da nossa família e dos nossos amigos. Essa feira é um local de negócios. É uma feira para compartilhar, é compartilhamento de negócios. Aqui, todos estão tendo visibilidade e podemos dialogar um com o outro. O compartilhamento de ideias é o melhor negócio que existe. Estamos aqui, na feira da Unicafes, para nos mostrar para o nosso estado, para que possam ver o que temos a oferecer”, afirmou Gabriel.

O diretor-administrativo da Jorgraf, Flávio Peixoto, disse que a 1ª Feira Coop é um orgulho para os cooperados presentes no evento. “Esse evento nos estimula a continuar o sonho que concretizamos há 15 anos [com o nascimento da Jorgraf]. Nós temos aqui mais de 50 cooperativas, que estimulam a economia solidária e fazem a economia alagoana girar. Elas garantem produtividade e riquezas para nosso estado e para a população. Então, para nós, é um orgulho participar”, afirmou o diretor.

Assista:

Cooperativismo gigante

Já o presidente da Unicafes/AL, Antonino Cardozo, declarou que a ideia da feira surgiu a partir do momento que se percebeu o gigantismo existente no cooperativismo alagoano. “Faltava contar essa história e dimensioná-la para a sociedade alagoana. A urgência desta feira é constituir uma vitrine para nosso cooperativismo. A feira tem mais de 1800 metros quadrados de área construída, tudo voltado para os expositores. O desafio foi articular os diferentes ramos com a proposta de visibilidade ao setor. Estamos aqui consagrando o cooperativismo de Alagoas e o mostrando para a sociedade”, disse o presidente.

No estande da Unimed, a gerente Josângela Sales afirmou que era a primeira vez que a Unimed participava de uma feira na capital. “Achei de suma importância essa unificação das cooperativas em um só lugar. O cooperativismo tem um olhar interno, para quem está dentro do negócio, e para a comunidade também”, declarou.

Programação

Neste sábado (24), a Arena do Coop tem início às 15 horas com a palestra “Marketing digital para cooperativas”, conduzida por Vera Caser, especialista em Marketing e Vendas; às 16 horas tem “Comunicação para cooperativa atingir o público certo”, com a palestrante Carolina Mussolini, da Comunicação e Marketing Sicredi Rio Paraná. Ainda no sábado, tem a Arena de Negócios Coop, às 16 horas, com a “Rodada de negócios – Cooperativismo e o mercado alagoano”, e às 17 horas com a entrega do Manifesto do Cooperativismo para os Candidatos ao Governo de Alagoas.

No domingo (25), a Arena do Coop apresenta às 15 horas, a palestra “A agenda ESG e a competitividade no cooperativismo”, conduzida por Wanderley Ziger, presidente Nacional Unicafes, e Carina Pimenta, diretora Executiva Conexus; às 16 horas tem Encontro das Mulheres Cooperativistas com o tema “O protagonismo das mulheres no cooperativismo”, com os palestrantes Sandra Bergamin, secretária nacional de Mulheres – Unicafes, Carolina Mussolini, do Comitê de Mulheres OCB Nacional. Serão apresentados também cases de sucesso no cooperativismo na agricultura familiar (Coopaíba, Coobapi e Cooperal); e às 18 horas tem Encontro da Juventude Cooperativista. Ainda no domingo, a Arena de Negócios Coop traz, às 16 horas, a “Rodada de Negócios – Intercooperação”.