Cooperativas

Feira Coop começa nesta sexta e mostra a força das cooperativas na economia alagoana

Mais de 50 empresas alagoanas do ramo expõem e vendem seus produtos em evento na Praça Multieventos

Por Mário Lima com Tribuna Independente 23/09/2022 06h38 - Atualizado em 23/09/2022 18h58
Feira Coop começa nesta sexta e mostra a força das cooperativas na economia alagoana
Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas (Jorgraf) participa da 1ª Feira Coop no estado - Foto: Edilson Omena

Para mostrar a importância do setor cooperativista e garantir a visibilidade desse modelo econômico, a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL) - com apoio da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas (Jorgraf) - realiza a 1ª Feira Coop Alagoas, com abertura nesta sexta (23) em uma programação que avança no sábado (24) e domingo (25), na Praça Multieventos, orla da Pajuçara.

O evento, aberto ao público, vai contar com mais de 50 cooperativas alagoanas, que vão expor e vender seus produtos. Haverá também rodada de negócios, apresentações culturais e um ciclo de palestras, com temas em destaque, como inovação no cooperativismo, comunicação para cooperativa atingir o público certo, marketing digital para cooperativas e competitividade no cooperativismo. Os painéis serão conduzidos por especialistas conhecidos nacionalmente.

Em Alagoas, o setor – de acordo com a Unicafes – tem um faturamento anual projetado em R$ 2 bilhões, com mais de 280 cooperativas atuando em agropecuária, alimentação, consumo, crédito, trabalho e produção de bens e serviços, saúde e transporte. São mais de 40 mil cooperados, gerando mais de 20 mil empregos diretos e beneficiando diariamente cerca de 300 mil pessoas. Do transporte de estudantes à consulta do médico; de usinas de açúcar coletivizada ao microcrédito, o cooperativismo está presente no dia a dia de todos. Daí a importância de sua divulgação:

“A 1ª Feira Coop surge como necessidade de mostrar aos alagoanos como o cooperativismo está presente na vida deles, mas da mesma garantir maior visibilidade junto a outras instituições sociais. Somos um setor que contribui para a dinâmica de geração de renda, emprego, oportunidades e investimentos”, assinala o presidente da Unicafes e coordenador da feira, Antonino Cardozo.

PROGRAMAÇÃO

Nesta sexta-feira, a programação começa às 16h com a exposição de produtos e serviços das Cooperativas; às 17h a feira traz os primeiros debates na Arena do Cooperativismo, com o tema “Inovação no Cooperativismo” e o palestrante Gustavo Mendes; e às 19h haverá a solenidade de abertura.

Amanhã (24), a Arena do Coop tem início às 15h com a palestra “Marketing digital para cooperativas”, conduzida por Vera Caser, especialista em Marketing e Vendas; às 16h tem “Comunicação para cooperativa atingir o público certo”, com a palestrante Carolina Mussolini, da Comunicação e Marketing Sicredi Rio Paraná.

Ainda no sábado tem a Arena de Negócios Coop: às 16h com a “Rodada de negócios – Cooperativismo e o mercado alagoano”; às 17h com a entrega do Manifesto do Cooperativismo para os Candidatos ao Governo de Alagoas.

No domingo (25), a Arena do Coop apresenta às 15h palestra “A agenda ESG e a competitividade no cooperativismo”, conduzida por Wanderley Ziger, presidente Nacional Unicafes, e Carina Pimenta, diretora Executiva Conexus; às 16h tem Encontro das Mulheres Cooperativistas com o tema “O protagonismo das mulheres no cooperativismo”, com os palestrantes Sandra Bergamin, secretária nacional de Mulheres – Unicafes, Carolina Mussolini, do Comitê de Mulheres OCB Nacional. Serão apresentados também cases de sucesso no cooperativismo na agricultura familiar (Coopaíba, Coobapi e Cooperal); e às 18h tem Encontro da Juventude Cooperativista. Ainda no domingo, a Arena de Negócios Coop traz às 16h a “Rodada de Negócios – Intercooperação”.

Produtos da agricultura familiar, artesanato, oferta de serviços e palestras

A Feira Coop é uma promoção da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL) com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Maceió e Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Para Antonino Cardozo, presidente da Unicafes, a feira é uma grande oportunidade para mostrar a população e aos empresários do estado o potencial das cooperativas.

“Estamos ansiosos e convidamos todas as cooperativas de Alagoas que ainda não se integraram a feira a unir força conosco nesse grande evento. Vamos mostrar o potencial das nossas cooperativas, fomentar negócios, promovendo o acesso das cooperativas ao mercado alagoano”, convocou Antonino Cardozo.

A 1ª Feira Coop contará com exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, artesanato, oferta de serviços e palestras. Cooperativa como a Pindorama, uma das maiores do Nordeste, já confirmou presença.

“Vamos ofertar desde produtos da agricultura familiar até serviços de Saúde e Crédito, já confirmados com a participação da SantaCoop, Unimed e Sicred. Será um momento importante para a sociedade conhecer o tamanho do cooperativismo em Alagoas”, reforçou o presidente da Unicafes.

Para o presidente da Jorgraf, José Paulo Gabriel dos Santos, participar da Feira Coop é uma oportunidade para conhecer de forma mais detalhada os demais ramos de atuação do cooperativismo em Alagoas.

“Afinal, o cooperativismo é uma das formas avançadas de organização da sociedade civil, que proporciona desenvolvimento socioeconômico aos seus integrantes e à comunidade. A Jorgraf acredita neste tipo de projeto e fica muito feliz com a iniciativa”, declarou o presidente da cooperativa.

Feira proporciona rodada e encontro de negócios

Em uma parceria entre a Unicafes e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a 1ª Feira Coop Alagoas também vai trazer durante o fim de semana rodadas e encontros de negócios entre empresas convidadas e os representantes das cooperativas, e fornecedores e compradores.

Segundo a coordenadora do evento pelo Sebrae, Suzi Macário, os encontros vão assegurar um trabalho regional de logística.

Ainda segundo a organizadora, a rodada será um encontro entre compradores (hotéis, bares, restaurantes, supermercados, e empresas públicas) e fornecedores (as cooperativas de alimentação, serviços financeiros, serviços de saúde e odontológicos, serviços artísticos culturais, artesanato, entre outras).

Os encontros de negócios, diferentemente das rodadas de negócio, são uma nova modalidade do Sebrae. As rodadas vão acontecer no sábado e domingo, sempre das 16h às 20h.

“Este Encontro de Negócios será entre as Cooperativas participantes da Feira Coop. Uma oportunidade de fortalecerem os laços intercooperativas com parcerias, negociações e aquisição de produtos e serviços uns dos outros”, disse Suzy Macário.