Cooperativas

Mais de 20 cooperativas vão ofertar produtos direto do campo na Feira Coop Alagoas

Hortaliças, raízes, doces, bolos, queijos e até vinho de jabuticaba estarão disponíveis para venda na Praça Multieventos, neste final de semana

Por Assessoria 20/09/2022 17h40
Mais de 20 cooperativas vão ofertar produtos direto do campo na Feira Coop Alagoas
A cooperativa foi criada em 2010 e beneficia mais de 50 famílias que vivem da produção de frutas na região - Foto: Assessoria

Produtos frescos, direto do campo, e com selo de qualidade do cooperativismo, essa é uma das atrações da Feira Coop Alagoas, que acontece de 23 à 25/09, na Praça Multieventos, em Maceió. A Quitanda Coop, coordenada pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes), reunirá cerca de 20 cooperativas que vão disponibilizar para os visitantes macaxeira, hortaliças, bolos, doces, mel, farinha, verdura tudo que é produzido pela agricultura familiar no estado.

Entre os produtos que ganham destaque na Quitanda Coop é o Vinho de Jabuticaba, produzido pela Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa (Coopcam), com sede em Palmeira dos Índios, agreste do estado. A cooperativa foi criada em 2010 e beneficia mais de 50 famílias que vivem da produção de frutas na região.

Atualmente, a jabuticaba é o carro chefe da cooperativa, além do vinho que vem conquistando o mercado, são produzidos doces da casca da jabuticaba, compotas e geleia de frutas vermelhas. Todos os produtos serão comercializados na feira.

Para Salete Barbosa, diretora da cooperativa, a Feira Coop Alagoas é uma oportunidade de mostrar para todo estado que a agricultura familiar é inovadora e produz com qualidade. “Queremos que Alagoas toda conheça a produção da Serra das Pias, de Palmeira dos Índios. Nossa expectativa é expandir o nosso negócio e conquistar o mercado”, destacou a cooperada.

Outra iguaria da culinária que poderá ser encontrada na feira é o queijo de cabra. O produto, será ofertado por uma das cooperativas mais antigas de Alagoas, a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Sertão de Alagoas (Cafisa), com sede no município de Pão de Açúcar.

Com 40 cooperados atuando na produção de leite e alimentos, a Cafisa, comercializa diretamente para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), supermercados e venda direta pelo whatsapp. Ainda para este ano, a unidade planeja a construção do seu ponto de venda, na cidade de Pão de Açúcar.

“Vamos levar o que tem de melhor da nossa produção para a Feira Coop Alagoas. Teremos queijo tipo coalho de cabra e o doce de leite de cabra de 200 e 100 gramas e ovos caipira. Nossa expectativa é fazer novos contatos e divulgar ainda mais nosso trabalho”, destacou Luciene Santos, diretora Cafisa.

Do Baixo São Francisco, a Cooperativa de Produtores de Arroz do Baixo São Francisco (Coobapi), vai comercializar além do arroz, uma receita especial, o bolo de arroz, produzido por uma associação de mulheres que beneficia a matéria prima produzida no município de Igreja Nova.

Ainda na região do Baixo São Francisco, a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários, a Coopaiba, vai comercializar produtos derivados do coco, como leite, óleo, doces e bolos.

“Teremos cooperativas de todas as regiões de Alagoas, com dezenas de produtos especiais que vão compor nossa quitanda. Essa diversidade mostra o quando o cooperativismo é empreendedor e busca sempre inovar com qualidade. O público da Feira Coop pode esperar o melhor”, reforçou Antonino Cardozo, presidente da Unicafes Alagoas, organizadora do evento.

Serviço:


O que: 1ª Feira Coop de Alagoas

Quando: 23 a 25/09/2022

Local: Praça Multieventos, orla de Pajuçara, Maceió.

Entrada: Gratuita

Informações: @feiracoopalagoas