Cooperativas

Vila Emater recebe Marina Dantas e contribui com propostas para plano de governo

Primeira-dama continua conversando com comunidades no programa 'Fala Alagoas'

Por Assessoria Paulo Dantas 06/09/2022 15h28
Vila Emater recebe Marina Dantas e contribui com propostas para plano de governo
Marina Dantas - Foto: Assessoria Paulo Dantas

A Vila Emater, em Jacarecica, foi a décima comunidade visitada pela primeira-dama Marina Dantas desde o início do “Fala Alagoas”. O programa participativo debate com a sociedade demandas que serão adicionadas ao plano de governo do candidato à reeleição Paulo Dantas (MDB). Desde a desativação do lixão, o número de moradores da região aumentou tanto nos últimos anos que as lideranças comunitárias não sabem estimar a população do local, mas sabem falar com precisão do que é necessário para melhorar as condições da comunidade.

A líder comunitária Irenilda Maria da Conceição, disse que são quase 30 anos sem água encanada. "Tem um chafariz aqui e a água vem da Vila Emater I (na parte baixa). A gente pega água na cabeça pra levar pra casa. Hoje, finalmente, chegou o maquinário para fazer o poço artesiano", comemorou. Ela mora na Vila Emater há 20 anos e é catadora de reciclados na Coopvila - a principal fonte de renda da comunidade. A cooperativa gera emprego para 20 mulheres e quatro homens da comunidade.

Morador há nove anos, Marcos José Ferreira é casado, pai de quatro filhos e desempregado. Ele relatou os riscos para a comunidade pela falta do saneamento básico. Segundo ele, ratos e outros animais peçonhentos tornam o local insalubre, principalmente para as crianças. "Quando é época de chuva fica ainda pior", disse, mostrando a ausência de ações da Prefeitura de Maceió na região.

Segundo o líder comunitário da Vila Emater I, João Preto, havia um posto de saúde que foi transferido para o Sítio São Jorge pela prefeitura em uma gestão do passado. "Veio verba para fazer um posto, mas não foi construído", disse. Além da necessidade de saúde, a população é carente de uma creche, precisa de uma quadra esportiva e praças. Existe o espaço, segundo eles, para fazer os dois equipamentos na mesma área. Marina se comprometeu em fazer diferente com a eleição de Paulo Dantas, da mesma forma que os dois conseguiram fazer em Batalha. "Não vou ser mais uma pessoa a chegar aqui para não ter como honrar com vocês", assegurou Marina.