Cooperativas

Sistema OCB AL realiza Encontro de Cooperativas Educacionais

Por Assessoria 01/08/2022 12h01
Sistema OCB AL realiza Encontro de Cooperativas Educacionais
No evento foram discutidos temas importantes como cooperativa central, Lei Lucas e projetos na área de psicologia - Foto: Assessoria

Um dia de aprendizado, troca de ideias e informações. Assim foi o I Encontro de Cooperativas Educacionais de 2022. Participaram do evento a Cooperativa Educacional de Maceió (Coopema/Colégio São Lucas), Cooperativa Educacional Maria Cristina de Souza (Coopemcs/ Colégio Inovar), Cooperativa Educacional de Penedo (Coopepe/Colégio Leonor Gonçalves Peixoto) e Cooperativa Educacional de Xingó (Coopex/ Colégio Boa Ideia e Escola Convivendo).

Durante a atividade, a presidente do Sistema OCB Alagoas, Márcia Túlia Pessôa, apresentou representantes de cooperativas de costureiras (Flor do Mandacaru e Inovarte) no intuito de incentivar parcerias para produção e compra coletiva de uniformes escolares. O assessor jurídico da instituição, João Ramiro, apresentou a palestra sobre cooperativa central. “Esse modelo centralizado fortalece o segmento, pois possibilita uma melhor prestação de serviços”, disse João Ramiro.

Logo depois, a presidente da Cooperativa dos Profissionais de Atenção à Saúde de Alagoas (Coopsano), Sônia Martins Leão, falou sobre a Lei Lucas que obriga as escolas a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. “Muita gente não conhece essa lei que é de fundamental importância. Aplicá-la nas unidades educacionais é proteger a comunidade escolar. Estamos à disposição para capacitar alunos, professores e demais colaboradores”, falou Sônia.

O Sicoob Leste também participou do evento com informações sobre as vantagens de ser cooperado da cooperativa de crédito, além de outros serviços prestados. “O Sicoob vai além de uma instituição financeira. Por sermos uma cooperativa, desenvolvemos vários projetos como o de educação financeira nas escolas”, ressaltou a supervisora comercial Milena Monteiro.

O Sistema OCB Alagoas também apresentou projetos na área de psicologia como o “Educando Sentimentos”, já desenvolvido pela Conectapsi em algumas cooperativas. Realizou também um levantamento de demandas como formações e missões técnicas a serem realizadas ainda este ano.

As cooperativas também trocaram ideias sobre projetos já desenvolvidos nas escolas como o “Plantando que se Colhe” e “Startup” que ocorrem no Colégio Inovar, na cidade de Atalaia. As trilhas do conhecimento - que são excursões a variadas regiões onde os alunos aprendem sobre diversos temas - também foram pauta.

“Esse encontro foi muito importante para alinharmos inúmeros assuntos em comum entre as cooperativas educacionais. Juntas podemos crescer mais ainda”, relatou a presidente da Coopex, Arleide Gomes.

“Essa reunião agrega conhecimento e compartilha propostas que visam o crescimento das cooperativas educacionais”, comentou a diretora-presidente da Coopepe”, Maria da Conceição Santana.

No encerramento, já foi definido o segundo encontro que deve ocorrer no mês de setembro. “Essa intercooperação é fundamental para que a gente desenvolva trabalhos importantes na área de educação. Não só estamos investindo nas cooperativas, mas também nas regiões onde elas atuam”, afirmou Márcia Túlia.