Cooperativas

Sicredi chega à marca de 6 milhões de associados marcando o Dia Internacional das Cooperativas

Expansão retrata o avanço da instituição financeira cooperativa em todo o território brasileiro

Por Assessoria 02/07/2022 18h35 - Atualizado em 02/07/2022 18h40
Sicredi chega à marca de 6 milhões de associados marcando o Dia Internacional das Cooperativas
Sicredi chega à marca de 6 milhões de associados marcando o Dia Internacional das Cooperativas - Foto: Assessoria

Intensificando a força que o Dia Internacional das Cooperativas traz, o CoopsDay, celebrado no primeiro sábado de julho (02), o Sicredi ultrapassou, em junho, a marca de 6 milhões de associados. A instituição cresceu 13% nos últimos 12 meses em número de associados, o que representou uma marca de mais de 750 mil novos entrantes.

O crescimento da rede de atendimento físico do Sicredi também ocorreu, alinhado ao objetivo de estar próximo para atender as necessidades dos seus associados e fortalecer os princípios do cooperativismo, de unir pessoas e gerar crescimento.

Atualmente, são mais de 2,2 mil agências, em mais de 1,6 mil municípios, sendo em mais de 200 destes a única instituição financeira presente fisicamente, o que reforça a importância do cooperativismo na bancarização e no acesso ao crédito para as pessoas. Aliado a isso, o Sicredi investe continuamente na ampliação de suas ferramentas e meios digitais, que se somam para manter a proximidade com seus associados e comunidades em que está inserida.

“O novo marco em número de associados reforça o ciclo virtuoso do cooperativismo, que leva serviços financeiros e crédito para todas as regiões do país, apoiando o desenvolvimento local sem fronteiras. Como fazemos há 120 anos, nosso propósito é construir juntos uma sociedade mais próspera e, quanto mais gente caminhando conosco nessa mesma direção, melhor”, diz Fernando Dall ‘Agnese, presidente do Conselho de Administração da SicrediPar.

Alicerces da expansão

O crescimento do Sicredi ao longo da sua trajetória se deve principalmente à atuação das cooperativas, que expandiram a presença para diversos estados nos últimos cinco anos, especialmente nas regiões norte e nordeste do Brasil. Além disso, há constantes investimentos em melhorias organizacionais e na implementação de estratégias inovadoras para aperfeiçoar os canais de atendimento e o olhar atento sobre governança. 

A instituição apresentou um total de mais de R$ 136 bilhões em depósitos no final do primeiro trimestre deste ano, recursos que permanecem nas regiões onde são captados, fortalecendo a economia local.

O histórico de confiança dos associados se reflete também nos números relacionados ao crédito: no primeiro trimestre de 2022, o Sicredi alcançou R$ 138 bilhões na carteira de crédito, atendendo pessoas físicas, jurídicas e associados ligados ao agronegócio, com apoio principalmente a pequenos e médios empreendedores e agricultores. O atendimento também envolve projetos e iniciativas sustentáveis, empreendedorismo feminino, capacitação profissional e geração de energia limpa, o que diversifica a participação da instituição e garante opções variadas de financiamento a cada necessidade.

Coops Day 

Comemorado anualmente no primeiro sábado de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo – conhecido por CoopsDay – foi decretado em uma assembleia da ONU (Organização das Nações Unidas) em 1995, mas suas comemorações acontecem desde 1923. Ele foi sancionado para destacar as metas do movimento cooperativo em todo o mundo com ações, promovendo oportunidades entre o público, seus associados e as organizações da sociedade civil. 

Em comemoração à data, a Sicredi Expansão, com atuação nos Estados de Alagoas e Bahia, irá realizar, na próxima semana, ações voltadas aos projetos sociais existentes, a exemplo da entrega da Estante Literária e livros infantis do projeto Meu Livro, Meu Mundo e a captação de agentes e participantes para o projeto Vestindo Minha Família, além da inauguração de um novo espaço de atendimento aos associados.