Cooperativas

Competidores se preparam para retorno da Meia Maratona Coop

Inscrições se encerram nesta quarta-feira, 15, e o evento acontecerá no dia 4 de setembro, na orla da Pajuçara, em Maceió

Por Assessoria 14/06/2022 15h08 - Atualizado em 14/06/2022 15h26
Competidores se preparam para retorno da Meia Maratona Coop
Ele, como um atleta profissional, e Pâmella, como uma entusiasta das atividades físicas, que usa como meio para conquistar o bem-estar físico e emocional - Foto: Assessoria

O retorno das competições esportivas, como as corridas de rua, mobiliza atletas profissionais e amadores de todo o país. Muitos buscaram continuar o ritmo de treinos para o momento em que as competições voltassem, apesar das restrições impostas pela pandemia, e outros passaram a intensificar o treinamento após o anúncio das competições. Mas, independentemente da preparação e do perfil dos competidores, a busca pelo bem-estar os une na prática esportiva.

O atleta Ícaro da Silva e a assessora de desenvolvimento do cooperativismo Pâmella Tenório irão participar da Meia Maratona Coop 2022, evento de iniciativa da Sicredi Expansão, que será realizado no dia 4 de setembro, na orla da Pajuçara, em Maceió. E, em comum, ambos possuem a dedicação à prática esportiva. Ele, como um atleta profissional, e Pâmella, como uma entusiasta das atividades físicas, que usa como meio para conquistar o bem-estar físico e emocional.

Ícaro é competidor há 16 anos e, a partir de 2018, passou a se destacar no circuito nacional de corridas de rua. Em seu currículo, coleciona pódios em diversas competições e, entre elas, o primeiro lugar da categoria meia maratona (21Km) edição 2019 da Meia Maratona Coop.

“A corrida, como qualquer outro esporte, muda tudo na vida das pessoas. Quando alguém fala que começou a correr por inspiração, passa um filme na minha cabeça. Correr profissionalmente requer uma luta diária de treino, competições, abdicar de tudo. Mas, apesar disso, vale muito a pena”, conta.

No ano em que venceu a Meia Maratona Coop, Ícaro corria de 100 a 115 quilômetros semanais e contou com o treinamento auxiliado por um preparador físico e um fisioterapeuta. Para este ano, ele pretende melhorar o desempenho anterior, ao buscar aumentar gradativamente o volume de treinos para, quem sabe, repetir a vitória de quase 3 anos atrás.

Corredor por hobby


Já Pâmella, diferentemente de Ícaro, pratica atividade física há mais de dois anos. Ela optou por mudar o estilo de vida em busca de bem-estar. Aliada aos exercícios, ela passou por uma cirurgia bariátrica e perdeu 30kg. Para manter a forma física desejada, Pâmella permaneceu com a prática adaptada de atividades físicas durante a pandemia e, neste ano, se sentiu motivada para se inscrever novamente na categoria de corrida 5km da Meia Maratona Coop.

“Eu participei da corrida em 2019 e decidi me inscrever novamente neste ano. Nós, colaboradores da Sicredi, temos um grupo de incentivo à prática de atividade física e isso contribui com o estímulo. Depois que a gente se inscreve em eventos assim, se sente mais motivada em treinar. Estou com boas expectativas para o dia”, revela. Pâmella conta que, como preparação para a corrida, faz exercícios regulares na academia, mantém uma alimentação balanceada e faz uso de suplementos vitamínicos.

Orientações para uma prática saudável


O fisioterapeuta e docente do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), Rosivaldo Ferreira, ressalta que a prática de exercícios físicos contribui não só para a perda de peso, como para a melhora do sistema cardiorrespiratório, com o controle da pressão arterial e com a melhora da saúde mental, devido à liberação de endorfina, que gera a sensação de relaxamento.

E, para quem participa de competições, independentemente de ser profissional ou amador, ele destaca a importância do auxílio de profissionais capacitados para a orientação durante os treinos.

“É sempre importante a busca de profissionais capacitados, para analisar como está seu rendimento e aos poucos impor novos estímulos ao seu corpo, para ir se adequando gradativamente e não bruscamente a novas distâncias e/ou novas intensidades”, afirma.

Ele também orienta que as pessoas devem respeitar os próprios limites e condicionamento e que, ao optar por uma atividade como a corrida de rua, deve se atentar, também, ao tipo de calçado utilizado, ao tipo de terreno onde será a competição e ao tipo de pisada, para que possíveis lesões e compensações possam ser evitadas. “Tomar todos esses cuidados é de extrema importância”, frisa.

Para quem deseja participar da Meia Maratona Coop 2022 e não se inscreveu, ainda restam vagas. As inscrições podem ser realizadas até esta quarta-feira, 15, através do endereço https://www.meiamaratonacoop.com.br/.