Cooperativas

Diversificação e turismo rural pautam seminário de cooperativas

Por Folha do Mate 31/05/2022 16h41
Diversificação e turismo rural pautam seminário de cooperativas
Seminário foi realizado no Morada Velha, do Parque do Chimarrão - Foto: Folha do Mate

O Parque do Chimarrão recebeu, no dia 12 deste mês, um seminário de cooperativas do Vale do Rio Pardo, liderado pela Sicredi. Integrando a programação oficial da 16ª Festa Nacional do Chimarrão, o evento ocorreu no Morada Velha e atraiu cooperados de vários municípios.

Foi a oportunidade para dividir experiências e trocar ideias, com depoimentos de produtores rurais que estão implementando outras culturas para diversificar a produção ou mesmo visualizando nas suas propriedades a possibilidade de explorar pontos turísticos.

Segundo Jeferson Klunk, responsável pela área de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi Vale do Rio Pardo, foi o primeiro evento com esse foco, pensado para mostrar exemplos diversos. “Essa troca entre produtores precisa ser cada vez mais fortalecida. Nossa região é muito diversificada, com potencial gigante, mas às vezes as pessoas não se conversam ou não têm oportunidade de trocar vivências e práticas.”

Para isso, Klunk acredita que o cooperativismo tem papel fundamental. “Acredito muito no contato de produtor para produtor e as cooperativas vêm fazendo isso. Estamos perto das cooperativas da agricultura familiar da região e esse trabalho de apoio, de coletividade, precisa acontecer.”

Um dos pontos destacados no seminário foi a importância de reforçar a gestão das propriedades rurais, pensando, também, na permanência dos jovens no campo. “Temos muitos exemplos de filhos de produtores que estão voltando para a propriedade para agregar algo diferente, uma cultura diferente. E quando essa diversificação ocorre, se tem mais sustentabilidade, mais qualidade.”

No seminário de quinta, participaram representantes da Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec), Cooperativa Agrícola de Passo do Sobrado e Vale Verde (Coopasvale) e Cooperativa Regional de Alimentos Santa Cruz (Coopersanta). Integram essas cooperativas cerca de 500 produtores de alimentos do Vale do Rio Pardo.