Cooperativas

Pindorama é agraciada com troféu por gestão exemplar do Programa Jovem Aprendiz

A entrega do prêmio ocorreu na tarde desta quinta-feira, 12, no auditório do Instituto Federal de Alagoas-IFAL campus Coruripe

Por Assessoria 13/05/2022 14h52
Pindorama é agraciada com troféu por gestão exemplar do Programa Jovem Aprendiz
Ao todo, 391 adolescentes participaram do processo seletivo, dos quais 42 foram devidamente aprovados - Foto: assessoria

A Cooperativa Pindorama foi agraciada com a entrega de um troféu simbólico, concedido pelo Governo do Estado de Alagoas, pela exemplar gestão do Programa Jovem Aprendiz aplicado pelos setores de Recursos Humanos e Administrativo da empresa. A entrega do prêmio ocorreu na tarde desta quinta-feira, 12, no auditório do Instituto Federal de Alagoas-IFAL campus Coruripe.

Denominada "Coruripe, Município Amigo da Aprendizagem", a solenidade foi realizada pela Prefeitura de Coruripe, em parceria com o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social-SEADS, e fez parte das comemorações alusivas aos 130 anos de emancipação política do município, que culmina em 16 de maio.

Na ocasião, Pindorama foi representada pela psicóloga e responsável pelo setor de Recursos Humanos, Alvacy Vieira, e pela gerente administrativa, Lucineide dos Santos, que receberam o troféu em reconhecimento a todo o trabalho realizado pela Cooperativa no que diz respeito à condução do Programa Jovem Aprendiz.

Em 2022, a Cooperativa Pindorama já promoveu seletiva do Programa Jovem Aprendiz para preenchimento das 42 vagas de estágio para estudantes, ofertando aprendizagem profissional com o intuito de qualificar a mão-de-obra no setor produtivo. Para os jovens, é uma grande oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, integrando teoria e prática profissional.

Ao todo, 391 adolescentes participaram do processo seletivo, dos quais 42 foram devidamente aprovados e já estão alocados nos mais diversos setores da Cooperativa.

O programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa do Governo Federal, resultante da Lei da Aprendizagem (Nº 10.097/00), que está em vigor há 21 anos, e que visa estimular empresas e órgãos públicos a contratar jovens com idades entre 14 a 24 anos, além de pessoas com necessidades especiais sem limite de idade, com a proposta de integrar o estudo e a prática.
Os candidatos aprovados em cada processo seletivo permanecem exercendo suas funções pelo período de um ano, quando outro processo é iniciado.

“Quando termina o período de aprendizagem, todos são desvinculados. Aí iniciamos novas turmas. Contudo, quando há necessidade de contratação, chamamos os jovens que passaram pelo programa e que tiveram bom desempenho”, destacou Alvacy Vieira.

O evento "Coruripe, Município Amigo da Aprendizagem" também premiou outras empresas locais que, assim como a Pindorama, cumpriram a cota de jovens aprendizes estabelecida pela Lei da Aprendizagem.

A solenidade contou com as presenças do prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão; do secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Paulo Ferreira; do auditor fiscal do Trabalho do Ministério da Economia, Leandro Carvalho; da secretaria Municipal de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher, Célia Guimarães Gama; do secretário Municipal de Educação, Marcos Beltrão; do presidente da Câmara de Vereadores de Coruripe, Dalmo Porto, além de outras autoridades e representantes das empresas agraciadas.