Cooperativas

AgroNordeste segue com ações para fortalecer pequenos negócios do campo em Alagoas

Programa é promovido pelo Sebrae Alagoas e diversos parceiros

Por Assessoria 11/05/2022 16h40
AgroNordeste segue com ações para fortalecer pequenos negócios do campo em Alagoas
Programa AgroNordeste - Foto: Divulgação

Estruturado para auxiliar no desenvolvimento de pequenos negócios do campo, da agricultura familiar e incentivar o empreendedorismo rural, o Programa AgroNordeste, promovido pelo Sebrae Alagoas e diversos parceiros, segue, em 2022, com diversas ações. O programa oferece suporte aos negócios de segmentos como avicultura, apicultura e caprino de leite pelo interior do estado.

Até o momento, o AgroNordeste realizou ações como consultorias técnicas e gerenciais para os segmentos do agronegócio; visitas técnicas entre produtores para conhecer empreendimentos rurais de destaque; consultorias em desenvolvimento de produtos artesanais com produção da agricultura familiar, além de missão técnica com o segmento de ambientes de negócios sobre consórcio SIM no formato coletivo para agricultura familiar.

Para os próximos meses do ano, o programa dará continuidade a essas ações e ainda irá executar palestras e oficinas em diversos temas para pequenos negócios do campo, incluindo: associativismo, cooperativismo, empreendedorismo e lideranças rurais. As ações são realizadas nos municípios de Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Olho D’água das Flores, Igaci, Limoeiro de Anadia, Pão de Açúcar, Delmiro Gouveia e Girau do Ponciano.

A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Pollyana Bellotti, destaca como o programa tem auxiliado o fortalecimento de pequenos negócios do campo e da agricultura familiar no estado. “O programa apoia o atendimento às cadeias produtivas da agricultura familiar, desenvolvendo o empreendedorismo rural, contribuindo para elevar patamares econômicos e sociais e incentivando o uso de tecnologia e inovação nas ações de forma efetiva”, enfatiza.

Pollyana Bellotti também ressaltou suas expectativas para o andamento do programa nos próximos meses. “A nossa expectativa é promover o desenvolvimento setorial das cadeias produtivas com foco no resultado mais eficiente para o cliente empreendedor rural, melhorando o ambiente dos negócios, desde a produção ao consumidor final contribuindo de forma sustentável a geração de emprego e renda de qualidade”, conclui.

O Programa AgroNordeste é promovido no estado pelo Sebrae Alagoas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Alagoas), Instituto Terra Viva, Banco do Nordeste e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).