Cooperativas

Pindorama comemora Dia do Trabalhador com inaugurações, anúncios de novas obras e festa

A programação, que foi concentrada no núcleo central da comunidade de Pindorama, no município de Coruripe

03/05/2022 08h33
Pindorama comemora Dia do Trabalhador com inaugurações, anúncios de novas obras e festa
Entre as autoridades estavam o deputado federal Marx Beltrão, deputada estadual Jó Pereira, além do secretário de Estado da Agricultura de Alagoas, Maykon Beltrão - Foto: assessoria

Após dois anos sem realizar uma das mais tradicionais festas de Alagoas em comemoração ao Dia do Trabalhador, a Cooperativa Pindorama, localizada no litoral sul do Estado, festejou a data com uma programação diversifica, reunindo centenas de colonos, colaboradores e convidados.


A programação, que foi concentrada no núcleo central da comunidade de Pindorama, no município de Coruripe, foi iniciada com uma manhã esportiva com a final da Copa René Bertholet de futebol, tendo como vencedor, pela terceira vez consecutiva, o CELP com o placar de 7x1 em cima do Conceição. A disputada, que foi realizada no campo central de Pindorama, foi transmitida pelo canal do youtube.


À tarde, ao lado de autoridades, a exemplo do deputado federal Marx Beltrão e da deputada estadual Jó Pereira, além do secretário de Estado da Agricultura de Alagoas, Maykon Beltrão, a diretoria da cooperativa, comandada pelo presidente Klécio Santos, realizou inaugurações de novos empreendimentos, além de anunciar a execução de novos projetos.


Na oportunidade, foram descerradas as placas de lançamento das obras de construção da Fábrica de Beneficiamento de Milho; da Unidade Industrial de Álcool de Milho e da nova Fábrica de Doces e Atomatados.


Entre os projetos já conclusos e entregues a comunidade de Pindorama, foram inaugurados a terceira caldeira da usina de cana-de-açúcar e o laboratório do Centro de Análises e pesquisas Agropecuárias (CAPA).


“Todo 1º de Maio é uma data sempre marcante em Pindorama. O desse ano foi mais marcante ainda já que a cooperativa dá um salto na parte da industrialização, com projetos de mais destaque como o de fabricação de álcool de milho e o de fubá, além da fábrica de doce. É uma felicidade única poder estar vivenciando esse momento, comemorando junto com os nossos cooperados, colabores e parceiros. É muita gratidão. Isso nos deixa ainda mais energizados para a luta. Seremos a primeira indústria do setor sucroenergético do Nordeste a entrar nesse projeto de etanol de milho. Partimos na frente numa posição de vanguarda”, declarou o presidente de Pindorama, Klécio Santos.


“Ano passado, fizemos uma live com a participação do conselho. A pandemia não permitiu que fizéssemos essa festa. Esse ano, organizamos um evento ainda melhor para o trabalhador, mostrando que a cooperativa cresceu e lançou de novos produtos. O nosso pensamento é sempre voltado para o desenvolvimento de Pindorama”, afirmou Carlos Roberto Santos, o Carlão, vice-presidente da cooperativa.


“Foi um dia de agradecimento, retornando após dois anos de pandemia. Pindorama mostrou as conquistas que foram obtidas nestes anos. São novas fabricas que estão vindo. Tudo isso é combustível que nos move. A palavra que pudemos usar é gratidão. Foram muitas conquistas que refletem em crescimento para os nossos associados, comunidade, município e para o Estado”, afirmou o secretário Geral, Antônio Oliveira.


Além das obras, a programação do Dia do Trabalhador em Pindorama contou com a realização de evento religioso no galpão da usina, que foi decorado para receber a comunidade local e convidados. Na ocasião, um Momento Ecumênico, contando com mensagem evangelística e a tradicional Missa do Trabalhador, com Padre Oliveira, celebrou mais um ano de conquistas da cooperativa, sendo um momento de agradecimentos.


Após a missa, as atividades festivas contaram com a apresentação do grupo Pindorama Musical, formado por crianças do projeto O Amanhã de Pindorama, onde canções tradicionais da cultura nacional foram tocadas apenas por meio instrumentos musicais, sendo finalizado com o hino de Pindorama e homenagens a personalidades que contribuíram com a história da cooperativa.


“É importante ver a Cooperativa Pindorama sempre se renovando, ampliando seus negócios, gerando emprego e renda. A população vem crescendo e estão sendo dadas oportunidades. Fico feliz que esse projeto, que foi idealizado pelo meu pai, vem crescendo cada vez mais diante da força do coletivo. Como meu pai falava: ninguém é forte sozinho”, destacou Pierre Bertholet, filho de René Bertholet, que acompanhou as festividades ao lado da mãe Carmita Bertholet, uma das personalidades homenageadas pela cooperativa.


“Retornando a Pindorama a gente observa de imediato as mudanças, com muito progresso. Toda a diretoria - em nome do presidente Klécio Santos - está de parabéns”, afirmou emocionada Carmita Bertholet.


A programação foi encerrada com a realização do Bingo do Trabalhador, onde foram entregues seis motos 0 km, além de um terreno no Residencial Bertholet entre os associados e colaboradores da empresa.