Cooperativas

Movimento Muda OCB apresenta propostas para eleição da Organização das Cooperativas em Alagoas

Eleição da Organização das Cooperativas Brasileiras em Alagoas (OCB/AL) vai acontecer na próxima quarta-feira (20)

Por Assessoria 18/04/2022 17h02
Movimento Muda OCB apresenta propostas para eleição da Organização das Cooperativas em Alagoas
Reunião - Foto: Assessoria

A Chapa Muda OCB/AL apresentou na quinta-feira (14) em suas redes sociais as propostas e princípios registradas para a eleição da Organização das Cooperativas Brasileiras em Alagoas (OCB/AL), que vai acontecer na próxima quarta-feira (20). O grupo propõe o fortalecimento do cooperativismo em Alagoas através do resgate da representatividade da OCB, após a notória ausência do órgão nas atividades do setor.

Segundo a presidente da Cooperativa de Enfermagem de Alagoas (Coopeal), Edilma Fernandes Vilela, o plano prevê a criação de programa de auxílio às pequenas cooperativas em dificuldades; fortalecimento das estratégias de autofinanciamento das cooperativas; propor ao Governo do Estado uma política fiscal que apoie o cooperativismo e de fomento ao setor.

“Primeiramente, a chapa Muda OCB quer resgatar a atuação da OCB para que setor retome à liderança em cooperativismo, acompanhando o crescimento exponencial desse setor em todas as regiões. Esse é um compromisso do grupo em resgatar a OCB e fazer uma entidade de todos”, explicou Vilela. O plano de proposta da Chapa também traz a aplicação de programas e parcerias com instituições como o Sebrae e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para o fortalecimento de ações.

"O trabalho de organização e desenvolvimento da Chapa Muda OCB, deverá acrescentar mais transparência e atenção às cooperativas", alega a presidente da Coopeal.

A Chapa Muda OCB também apresentou os princípios que serão aplicados à sua gestão. O movimento defende: inclusão e participação, transparência na gestão; democracia; intercooperação; igualdade; educação e formação; expansão e fortalecimento do conhe cooperativismo, além da representação de todos ramos e o resgate institucional.