Cooperativas

Conselho Estadual de Cooperativas discute ações de fomento em prol do setor em Alagoas

Reunião ordinária realizada na Sedetur apresentou estratégias desenvolvidas pelos membros do conselho

Por Isabella Padilha com Ascom Sedetur 07/04/2022 16h30
Conselho Estadual de Cooperativas discute ações de fomento em prol do setor em Alagoas
Reunião aconteceu na Sedetur - Foto: Waldson Costa / Reprodução

Os membros do Conselho Estadual de Cooperativas (Conecoops) se reuniram na tarde desta terça-feira (05), na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) para discutir ações voltadas para as cooperativas da agricultura familiar. Presidida pela Sedetur, o Conecoops traz representantes da sociedade civil e de diversas secretarias estaduais para articular políticas a partir do diálogo entre as cooperativas e o Governo de Alagoas.

Na ocasião, foram discutidas as propostas de alteração para o novo Regimento Interno e adequação das leis do Conselho, também foram apresentadas, por parte das Secretarias que compõem o Conecoops, as ações desenvolvidas em prol do cooperativismo do Estado.

“Uma das políticas públicas da Sedetur é a de apoio, incentivo e fomento para o cooperativismo em todos os níveis. O Conecoops foi reativado ano passado e é composto por algumas secretarias do Estado e por representantes do setor cooperativista, como a Unicafes, a Organização das Cooperativas Brasileiras. Hoje, nós apresentamos as ações que estão sendo desenvolvidas pelo poder público para o cooperativismo, e esperamos incluir cada vez mais esse setor nas políticas públicas estaduais”, destaca o secretário executivo da Sedetur, Alan Pierre.

Encabeçado pela Sedetur, o Conecoops conta com a participação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete), Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Selaj), Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Também marcam presença as duas entidades que representam o cooperativismo em Alagoas – Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL).