Cooperativas

Funai promove reunião para debater apoio a cooperativas indígenas de Rondônia

Por Assessoria 05/04/2022 10h59 - Atualizado em 05/04/2022 11h05
Funai promove reunião para debater apoio a cooperativas indígenas de Rondônia
A reunião também abordou o potencial de projetos produtivos como o da apicultura na Terra Indígena Sakurabiat e o da produção de açaí na Terra indígena Kwazá - Foto: Assessoria

O apoio às cooperativas indígenas de Rondônia foi tema de uma reunião na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília (DF). Os principais temas debatidos no encontro foram o fornecimento de ferramentas para as atividades produtivas indígenas, o apoio ao escoamento da produção de castanha-da-Amazônia e a busca de parcerias para projetos de irrigação em Terras Indígenas do estado. A reunião também abordou o potencial de projetos produtivos como o da apicultura na Terra Indígena Sakurabiat e o da produção de açaí na Terra indígena Kwazá.

A Coordenação-Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento (CGETNO) da Funai orientou os participantes sobre os projetos e atividades produtivas indígenas que recebem apoio da Funai por meio da Coordenação Regional Cacoal, bem como prestou informações sobre a elaboração e encaminhamento à Funai dos projetos de apicultura e extrativismo do açaí. Também foram prestados esclarecimentos a respeito do Plano Anual de Trabalho da CGETNO.

“Na ocasião, a CGETNO solicitou ao Coordenador Regional o envio dos projetos via Formulário de Planos Anual de Trabalho, como vem sendo feito, para que a Funai disponibilize os recursos necessários a fim de atender as demandas das cooperativas após a análise técnica de cada projeto”, explicou o coordenador-geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento, Denis Soares Quadros.

Pela Funai, além do coordenador-geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento, participaram da reunião realizada no último dia 18 a coordenadora-geral de Gestão Ambiental da Funai, Paula Cristina de Lima Neto; a coordenadora de Geração de Renda da Funai, Elaine Cristina Vaz Quintella; e o coordenador regional da unidade da Funai em Cacoal (RO), Sidcley José Sotele.

Também estiveram presentes o presidente da Cooperativa Extrativista de Castanhas Indígenas (Coocasin), João Paulo Alves Cinta Larga; a advogada da Coocasin, Cássia Lourenço; o representante da Cooperativa de Produção e Extrativismo Sustentável da Floresta Indígena Garah Itxa do Povo Paiter Suruí, Celso Lamitxab Suruí; os representantes da Cooperativa de Produção e Desenvolvimento do Povo Indígena Paiter Suruí (Coopaiter) José Mopiraneme Suruí e Tomé Suruí; e o representante da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), Josias Gavião.

Etnodesenvolvimento

De acordo com o coordenador-geral, as reuniões são instrumentos importantes para estreitar o relacionamento entre os servidores da sede e as Coordenações Regionais. “Além disso, podemos conhecer a realidade das regiões atendidas, as especificidades de cada etnia, suas dificuldades e as solicitações de cada comunidade”, afirma Quadros. “Dessa forma, a Funai pode planejar e conduzir o atendimento às demandas indígenas, apoiando os principais projetos voltados à segurança alimentar, à sustentabilidade e à autonomia dessas comunidades”, completa.

Quadros ainda destaca a atuação da Funai no suporte às cooperativas indígenas. “A Coordenação Regional de Cacoal tem obtido êxito no desenvolvimento dos projetos de extrativismo de castanha-da-Amazônia e na coleta e beneficiamento do café, sendo, inclusive, referência para outras etnias”, comenta o coordenador geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento da fundação.

“Durante a reunião pudemos observar o entusiasmo e a motivação dos representantes das cooperativas e do nosso coordenador regional na apresentação de novos projetos de etnodesenvolvimento, como o extrativismo do açaí e a produção de mel, amendoim e batata-doce. Somadas aos projetos existentes, certamente essas novas iniciativas irão contribuir para a autonomia das comunidades indígenas envolvidas”, conclui Quadros.