Cooperativas

Rota da Merenda vai ao Sertão debater maior participação dos itens da agricultura nas escolas

Por Assessoria 25/03/2022 15h56
Rota da Merenda vai ao Sertão debater maior participação dos itens da agricultura nas escolas
Programa Merenda Legal já contabiliza resultados positivos para os pequenos produtores - Foto: Assessoria

Após percorrer as regiões agreste, sul e reunir municípios da região metropolitana de Alagoas, o Rota da Merenda Legal vai ao Sertão, na quarta-feira,30, para discutir a inclusão dos itens da agricultura familiar na merenda escolar. 

O evento, que é promovido pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar de Alagoas Unicafes/AL, acontecerá no município de Delmiro Gouveia, no auditório da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a partir das 8h30.

O Rota da Merenda Legal é voltado para equipes gestora da Educação,nutricionistas e merendeiras, além procuradores e administradores municipais. Durante o encontro, vão apresentar a lei 11.947, que obrigatoriamente exige que 30% dos itens da merenda escolar sejam adquiridos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Sucesso em adesão, além de apresentar a importância de incluir alimentos mais saudáveis nas refeições dos estudantes, o evento vai exibir os produtos das cooperativas da agricultura através da exposição Quitanda Coop. O Rota da Merenda Legal estreou em novembro do ano passado, conseguindo reunir 573 participantes de 45 municípios. Diretores escolares, merendeiras e nutricionistas estiveram entre os maiores participantes do Rota.

Para o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, o programa Merenda Legal já contabiliza resultados positivos para os pequenos produtores. 

“A Unicafes registrou um maior interesse dos municípios por mais informações e abertura de chamadas públicas. Hoje somos 34 cooperativas que estão organizando a produção no campo e fazendo esse trabalho de aproximação entre a produção dos agricultores e a comunidade escolar, dialogando diretamente com o gestores”, explicou Cardozo.