Cooperativas

Como tudo começou - Memorial René Bertholet resguarda a história do cooperativismo de Pindorama

O Memorial resguarda a história de quando tudo começou, até os momentos atuais da empresa

Por Assessoria 25/03/2022 15h01
Como tudo começou - Memorial René Bertholet resguarda a história do cooperativismo de Pindorama
Um grande acervo de fotos resguarda momentos importantes dos anos de luta e crescimento da Cooperativa Pindorama - Foto: assessoria

Localizado no Centro Urbano da Colônia Pindorama, distrito pertencente ao município de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas, o Memorial René Bertholet, que toma emprestado o nome do suíço responsável pela criação da Cooperativa Pindorama, resguarda a história de quando tudo começou, até os momentos atuais da empresa, que se tornou, ao longo dos anos, um dos maiores exemplos de cooperativismo rural do Brasil.

Idealizado em 1999, por meio da convicção do então presidente da Cooperativa, Klécio Santos, de que somente por meio do resguardo da história é que se mantém a memória, a alma e a cultura de um povo, local, instituição e empresa, o Memorial René Bertholet foi inaugurado em 2000, na própria casa onde residiu o criador da Cooperativa Pindorama, René Bertholet, que se instalou na região em 1953 e faleceu em 1969.

No Memorial, os visitantes podem conhecer desde equipamentos antigos que foram usados para a produção de suco de maracujá à epoca da fundação da Cooperativa, a instrumentos e livros pessoais de René Bertholet, como a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, de 1957, além de microscópios, projetores, prensas, telefones, máquina de costura e até um roupão de banho do fundador.

Dois tratores e um caminhão da época da fundação da Cooperativa também estão expostos no Memorial. Os tratores serviam para transportar o maracujá do campo para a pequena fábrica. Uma vez pronto o suco, o estoque era transportado pelo pequeno caminhão para os pontos de comercialização.
Um dos tratatores ainda trás a tarja com o ano de sua fabricação, 1966.

Um grande acervo de fotos resguarda momentos importantes dos anos de luta e crescimento da Cooperativa Pindorama
.
Expostos em totens fixados nas paredes do Memorial René Bertholet, os registros fotógraficos exibem o fundador da Cooperativa junto a associados e colaboradores, mostra crianças de etnias indígenas que habitavam a região à época, registram mobilização para vacinar jovens contra doenças como coqueluche, poliomielite e malária, extintas da região, mas que nos anos iniciais da Pindorama estava bem presente.

Fotografias de casas de taipa, de caminhões antigos, de assembleias de associados, de processo produtivo da época, de veículos de tração animal, de visitas de pessoas ilustres, tanto brasileiras como de outros países, e membros da atual e de anteriores diretorias são mostradas nas salas do Memorial.

Um dos totens traz o registro fotógrafico de crianças de Pindorama recebendo auxílio internacional, como quando a Cruz Vermelha Infantil alemã enviou material escolar e artigos de higiene pessoal para os pequenos que estavam ingressando na escola.

Outro totem exibe o Gabão, uma moeda própria criada por René Bertholet e que circulou entre os associados e colaboradores da Pindorama entre os anos 1962 e 1969, e que serviu de inspiração para a criação da atual moeda própria da Cooperativa, batizada de Bertholet.

Restos Mortais


O Memorial René Bertholet não apenas resguarda a memória do fundador de uma das maiores cooperativas do Brasil, mas também, seus restos mortais.

Sepultado no cemitério do povoado Pescoço, em Pindorama, quando faleceu, em 1° de maio de 1969, o corpo do suíço foi exumado, anos depois, e seus restos mortais estão depositados em sepulcro que fica dentro do próprio Memorial René Bertholet.

Reformar para Resguardar


O Memorial René Bertholet passou por uma reforma total de sua estrutura física. Cobertura, forro interno, madeiramento e pintura, tudo foi revitalizado, dando um ar de novo para o antigo, garantindo o resgate da memória de um povo através da renovação da estrutura que resguarda sua história.