Cooperativas

3 de dezembro de 2021 10:07

Associados da Pindorama são agraciados via Estado com outorga para uso de água

O agricultor que recebe a Outorga dispõe de inúmeros benefícios, como linhas de financiamento através dos bancos do Brasil, do Nordeste e Bradesco

↑ Presidente Klécio Santos destaca a importância dessa medida tomada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas – SEMARH

163 associados da Cooperativa Pindorama foram agraciados com a Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos, concedida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas – SEMARH, durante cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 2, no auditório do Centro de Treinamento Rural de Pindorama-CETRUP.

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente da Cooperativa Pindorama, Weverton Ferreira, a outorga é necessária para que os associados possam usufruir de maneira responsável das águas de rios e riachos localizados na bacia do Rio Piaui, evitando a escassez do recurso.

“Essa certificação é necessária, uma vez que o associado agraciado com a outorga passa a seguir os critérios determinados pelos órgãos de proteção ambiental, usando os recursos hídricos na irrigação de suas várias culturas de maneira responsável e sustentável”, disse.

Conduzindo a solenidade, o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, corroborou a importância da preservação do bem natural e seu responsável.

“A natureza oferece uma infinidade de benefícios para sustentabilidade de todos. Nossa obrigação é retribuir, utilizando os recursos naturais com responsabilidade, sem desperdício e de uma maneira que nos garanta a renovação. Dessa forma nossa produção cresce e garantimos que a água, o nosso mais precioso bem, não seja utilizada de forma abusiva”, destacou Klécio Santos.

De acordo com secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas – SEMARH, Fernando Pereira, o agricultor que recebe a Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos dispõe de inúmeros benefícios, como linhas de financiamento através dos bancos do Brasil, do Nordeste e Bradesco, além da isenção de cobrança do ICMS para os produtores da agricultura familiar, garantia resultante de lei de autoria da deputada estadual Jó Pereira (MDB), aprovada há cerca de um mês pela Assembleia Legislativa de Alagoas.

“Com o empenho da SEMARH, em conjunto com a Cooperativa Pindorama, a gente pôde fazer esse trabalho. Entregamos 163 outorgas para dar direito ao uso da água. Quando vier fiscalização de IMA, Ibama ou Polícia Ambiental e ver como está sendo utilizada a água, vai reconhecer a forma correta, pois o produtor vai estar com a chancela do Governo do Estado, autorizando usar aquela água”, destacou o secretário Fernando Pereira.

Além dos associados beneficados na ocasião, participaram da solenidade os diretores da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos (presidente), Carlos Roberto Santos (vice) e Antônio de Oliveira (diretor-secretário); o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos-SEMARH, Fernando Pereira; o secretário executivo da pasta, Pedro Lucas; a representante do Conselho Fiscal da Cooperativa Pindorama Leane Lira Castro, e os gerentes das agências locais do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, Carlos Oliveira e Alysson Paladino, respectivamente.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH