Cooperativas
Entidades destacam edição nº 4.000 da Tribuna Independente
Representantes da área de comunicação falam da importância histórica, ao longo dos anos, do jornal Tribuna Independente
O jornal Tribuna Independente, produto da Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), chega à edição número quatro mil. Um feito para um produto feito por uma cooperativa de jornalistas e gráficos que foi formado com uma história de luta e resistência. Representantes de entidades da comunicação e sindicatos falam da importância do projeto editorial do jornal.
O presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, pontua o sucesso do projeto editorial do jornal Tribuna Independente e os conteúdos abordados a cada edição.
“É um feito admirável chegar a quatro mil edições ininterruptas. Mostra o vigor da Tribuna Independente e da cooperativa de gráficos e jornalistas a que pertence o jornal. Mostra também o sucesso do projeto editorial, comprometido com as causas de Maceió e de Alagoas. Que a Tribuna prossiga com mais milhares e milhares de edições”, parabeniza Rech.
Já para Valdice Gomes, diretora da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), chegar à edição de número 4.000 representa a vitória da coragem, resistência e luta por dignidade da classe trabalhadora.
“É uma demonstração de que a unidade e organização são essenciais para o enfrentamento à opressão e exploração da classe dominante que reza na cartilha do neoliberalismo, responsável pelo crescimento da miséria, do desemprego e da precarização do mercado de trabalho. Além disso, a economia solidária, que abrange o cooperativismo, tem sido uma ferramenta cada vez mais utilizada no enfrentamento da crise econômica agravada em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Parabéns aos profissionais que fazem a Tribuna Independente pela consolidação de um produto jornalístico que leva diariamente informação de qualidade à sociedade alagoana. Vida longa!’’, pontua Valdice Gomes.
Assim como Valdice, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Izaias Barbosa, reforça a garra dos profissionais que forma a Jorgraf e que atuam diariamente produzindo conteúdos exclusivos e feito com ética e qualidade profissional para o jornal impresso diário Tribuna Independente.
“O Sindjornal parabeniza as cooperadas e cooperados da Tribuna Independente pela edição 4.000. Este feito do impresso de circulação diária representa a garra e perseverança dos colegas jornalistas e gráficos que assumiram o comando do empreendimento no momento mais difícil e garantiram produção e renda coletiva. Esta edição é a prova de que o jornal impresso tem mercado e de que segue ocupando o seu espaço junto ao público leitor, mesmo com o surgimento de novas mídias’’, avalia Izaias Barbosa.
“Momento é de comemoração”, avaliam os diretores da Jorgraf
Para Flávio Peixoto, diretor administrativo-financeiro da Jorgraf, o momento é de comemoração. “Chegar a ter 4000 edições circulando é um marco histórico para cooperadas cooperados da Jorgraf. São anos de trabalho, luta e resistência, enfrentando adversidades e mostrando resultados com um modelo de economia solidária que consegue gerar renda para mais de cem famílias, em Alagoas, de forma direta e indireta. Para nós é sempre uma emoção grande falar sobre esse desafio e fazer parte dessa construção coletiva. Não é tarefa fácil conviver com a lógica cruel do mercado capitalista, tocando um empreendimento que vai na contramão de tudo isso, tendo a classe trabalhadora no seu comando e mostrando resultados. Cada amanhecer para nós é motivo de orgulho e motivação para seguir transformando sonhos em realidade”.
Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de Alagoas (Singal), José Paulo Gabriel, que também é presidente da Jorgraf, é um marco histórico chegar à edição quatro mil. “Isso mostra que o jornal impresso vive e viverá por muitos anos e que a união entre as duas categorias deu certo. Informação de qualidade, matérias exclusivas a fundo no assunto, reportagens especiais, profissionais competentes e uma impressão sem igual’’, pontua.
Gabriel avalia que o sucesso dos 14 anos está ligado à harmonia e dedicação entre os cooperados, colaboradores e celetista. “Ainda somos adolescentes à procura constante de desbravar novas fronteiras e novos mares. Sabemos muito bem que a alma não tem idade e, por isto, não devemos nos importar com os anos, devemos sim, viver a nossa idade com plenitude, para continuarmos a afirmar quer: ‘Nós faríamos tudo de novo’. Chegar a esse grande número de edições publicadas é um marco, mas nossa meta é viver muito mais e comemorar mais idade, mais edições”.
Representantes de entidades sindicais da educação avaliam conteúdos publicados e ressalta a importância do bom jornalismo, além de pontuar o giro econômico potencializado pela circulação do jornal.
“Hoje, vivemos em um país aonde o desemprego chega a quase 15 milhões de brasileiros. Alagoas – nosso estado – possui quase 250 mil pessoas sem ocupação. O fato de os trabalhadores do Jornal Tribuna Independente chegarem ao patamar de publicar a edição de nº 4.000 precisa ser muito comemorado. Atingir essa marca representa uma dedicação, um esforço e a união de trabalhadores que tornam, a cada dia, o sonho da construção coletiva cada vez mais consolidado. Vida longa e próspera para cada trabalhador da Tribuna Independente e para esse veículo de comunicação que se consolida diariamente como imprescindível para a prática do bom jornalismo em solo alagoano – terra do mestre e educador José Marques de Melo. Salve a Tribuna e salve os tribuneiros!’’, parabeniza Ricardo Moresi – Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal de Alagoas (Sintufal).
Importância do bom jornalismo é ressaltada nos conteúdos
Para o presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), professor Jailton Lira, o jornal Tribuna Independente representa um veículo importante de informação das principais questões do país e do estado de Alagoas, especialmente neste momento em que o direito à informação é negado simultaneamente pelo monopólio da grande mídia e pelos meios de desinformação que se proliferam na internet.
Checagem rigorosa
“Portanto, saúdo os trabalhadores deste veículo de comunicação, essencial para apresentação da interpretação séria dos fatos e checagem rigorosa das informações”, diz.
Para Jailton Lira, o jornal Tribuna Independente representa um veículo importante de informação das principais questões do país e do estado de Alagoas, especialmente neste momento em que o direito à informação é negado simultaneamente pelo monopólio da grande mídia e pelos meios de desinformação que se proliferam na internet. Portanto, saúdo os trabalhadores deste veículo de comunicação, essencial para apresentação da interpretação séria dos fatos e checagem rigorosa das informações’’, destaca Lira.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
3Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
4Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
5Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver