Cooperativas

Cooperativismo de crédito contribui para desenvolvimento e impulsiona economia regional

Região tem potencial de crescimento e é campo fértil para o movimento cooperativista

Por Assessoria 08/10/2021 15h09

Comemorado nesta sexta-feira (8), o Dia do Nordestino celebra a cultura e os potenciais da região que concentra quase um terço da população brasileira. Com cerca de 56 milhões de habitantes e atividades econômicas diversas entre os nove estados, o Nordeste é um polo estratégico para o desenvolvimento social e econômico do país nos próximos anos.

E um dos motores para o crescimento econômico da região tem sido o cooperativismo de crédito. Segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a presença do cooperativismo de crédito incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6% e cria 6,2% mais vagas de trabalho formal.

Essa presença é especialmente importante em um cenário de crise econômica: as cooperativas de crédito ajudam a diversificar e a ramificar a atividade econômica, estimulando práticas sustentáveis como a oferta de crédito para pequenos produtores e empreendedores, empresas de médio e grande porte, o turismo local e a agricultura familiar.

Apesar da importância do cooperativismo para o Nordeste, os números apontam para o potencial latente da região: dos 11 milhões de associados a cooperativas de crédito em todo o Brasil, apenas 4% são do Nordeste. É justamente por isso que as cooperativas planejam expandir a capilaridade de agências na região e aumentar os investimentos.

Com presença em todos os estados da região, o Sicredi atua no Nordeste desde 1992 e hoje possui 125 agências em funcionamento e mais de 176 mil associados.

A instituição apoia as principais atividades econômicas regionais como empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviços, disponibilizando produtos e serviços, como financiamentos de capital de giro, máquinas e equipamentos, veículos, crédito rural, além de um vasto portfólio de produtos financeiros e não financeiros.

Wilson Ribeiro de Moraes Filho, presidente do Conselho de Administração da Central Sicredi Norte/Nordeste comentou sobre a atuação do Sicredi na região. “Dispomos de vários produtos de investimentos, incluindo as linhas do BNDES, destinados à indústria, comércio e empresas de serviços, e demais soluções financeiras, contemplando toda a jornada do empreendimento, desde vendas, recebimentos, movimentação de contas, pagamentos, créditos, investimentos e proteção”, afirmou.

A perspectiva para os próximos anos é aumentar a presença da cooperativa na região, de modo a fomentar a atividade econômica e a estimular a participação da população no modelo cooperativo. A meta do Sicredi é atingir o número de 270 mil associados até 2023, o que deve gerar até R$ 15,8 bilhões em ativos totais.

O crescimento da rede de agências físicas, um dos focos da cooperativa, favorece a proximidade com os associados, estimula a participação democrática de todos - um dos pilares do cooperativismo - e aquece a economia local.

Conforme Wilson Ribeiro de Moraes Filho, o estabelecimento de atividades econômicas sustentáveis e rentáveis a longo prazo na região Nordeste passa pelo cooperativismo de crédito e tem como base o apoio aos associados PF e PJ, que vem sendo há décadas o pilar para o desenvolvimento e a construção da identidade cultural da região.

“Como instituição financeira cooperativa, um dos objetivos estratégicos do Sicredi é desenvolver a economia local, oferecendo ao setor produtivo um atendimento ágil e próximo com produtos e serviços de acordo com as necessidades específicas”, concluiu.

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br)