Cooperativas

11 de maio de 2021 15:22

Presidente da AMA assume compromisso com cooperativas da agricultura familiar

Fortalecimento de produtores locais visa a aplicação principalmente na questão da merenda escolar

↑ (Foto: Imprensa AMA)

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito Hugo Wanderley, assumiu o compromisso de apoio as cooperativas do Estado para fortalecimento das compras da agricultura familiar, principalmente para a merenda escolar. A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado pela União pelo FNDE para a merenda escolar devem ser utilizados obrigatoriamente na compra de gêneros alimentícios de agricultores locais.

Em reunião com a representantes da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Agricultura Solidária- Unicafes-, o presidente disse que reconhece a importância das políticas públicas voltadas voltada para a compra no mercado local, estimulando a geração de emprego, renda e fixação do homem no campo. As compras públicas se transformaram no principal mercado das cooperativas de Alagoas.

Além do programa Kit alimentação escolar, o presidente da Unicafes Antonino Cardoso também apresentou a AMA o programa Alagoas Cooperativista para o estímulo e formalização das cadeias produtivas que assegurem melhorias nos índices de arrecadação das pequenas cidades com incentivo ao consumo de produtos agrícolas dentro de uma política de crédito fiscal.

Uma outra pauta é a da inclusão produtiva financeira através da criação de cooperativas de crédito em 10 escritórios de negócios em polos regionais com lastro em instituições já sólidas no país como CRESOL, ASCOOB e COOCREAL.

Alagoas tem hoje dezoito cooperativas, reunindo 1100 agricultores familiares que produzem 1,4 milhões de quilos de alimentos e R$ 7,4 milhões em recursos.

A AMA vai fazer um amplo levantamento para saber o numero de municípios que ainda podem fazer essas compras junto as cooperativas e garantiu uma interlocução junto ao secretário Estadual da Fazenda para discutir uma política de crédito fiscal.

O presidente da Unicafes, Antonino Cardoso reconheceu o apoio da AMA como fundamental nesse momento em que a pandemia e a suspensão das aulas presenciais reduziram as compras.

Participaram da reunião os representantes das cooperativas Cooperal, Maria José; Coobapi, Alberto Moura; Copaíba, Antonino Cardoso; Coopaq, Romulo Dantas e CPLA, Aldemar Monteiro.

Fonte: Imprensa AMA

Comentários

MAIS NO TH