Cooperativas

29 de abril de 2021 17:48

Unicafes Alagoas vai a Brasília pedir apoio à bancada federal

Representantes das cooperativas da agricultura familiar e produção de Alagoas cumprem agenda em busca de apoio para a retomada do PAA

↑ (Foto: Assessoria)

Representantes das cooperativas da agricultura familiar e produção de Alagoas cumprem agenda nesta semana em Brasília em busca de apoio para a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O grupo liderado pela Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes/AL) começou na terça-feira (27) a primeira de uma série de reuniões para apresentar à bancada federal no Congresso Nacional as demandas do setor e uma proposta de reconfiguração do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A primeira parada foi no gabinete do senador Fernando Collor (PROS-AL), na tarde de terça-feira, 27. Na oportunidade, a comitiva alagoana apresentou ao parlamentar sua sugestão para o “novo formato” de comercialização para o PAA. O projeto da Unicafes é fortalecer a comercialização via compras diretas entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Central de Comercialização das Cooperativas da Agricultura Familiar.

“O novo formato, contando com as dezoito cooperativas da agricultura familiar fazendo o intermédio na comercialização, vai levar ganhos reais ao produtor e mais funcionalidade às compras institucionais”, pontuou Cardozo.

O projeto prevê que dez mil famílias sejam beneficiadas com a oferta de alimentos, além de fortalecer o trabalho de 1,3 mil agricultores e promover a comercialização de dois milhões de quilos de alimentos. “O senador Collor recebeu com muita atenção as necessidades das cooperativas da agricultura familiar, uma das categorias que vem sendo execrada pela falta de mercado após a pandemia. A expectativa é apresentar esse projeto, o mais breve possível, ao presidente Jair Bolsonaro e a ministra da Casa Civil, Flávia Arruda”, informou.

Participam da ação da Federação Unicafes as cooperativas: Coopecral; Coocreal; Cooperagro; Coopeagre; Cooperal; Cooplal; Coopvale; Coobapi; Coopaiba; Coopercoco; Cafisa; Capial; Pindorama; Coomarituba; Coopenedo; Cooptur; CPLA; Cooptal; Cooagreste; Coopcaf; Coopaq; Coopmata; Coopaca; Coopenorte; Competec; Cooperboni.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH