Cooperativas

12 de abril de 2021 18:41

Agroindústria da Coopaq terá capacidade para beneficiar 10 mil toneladas de coco por ano

Expectativa é que a partir do primeiro ano a capacidade cresça 40% ao ano

↑ Coopaq (Foto: Assessoria)

O projeto da Agroindústria da Cooperativa dos Agricultores Qualificados (Coopaq) saiu do papel e deve entrar em operação no próximo semestre, em Matriz de Camaragibe. Materializado num terreno de três mil metros quadrados, a fábrica, que é um antigo sonho comunidade rural da região Norte, vai começar suas atividades com capacidade para beneficiar 30 mil cocos por dia, sendo 10 mil toneladas no primeiro ano.

O planejamento montado pela Coopaq, segundo o seu presidente, Rômulo Dantas, conta com recursos próprios angariados nos últimos dez anos. No primeiro momento, a linha de produção será voltada para industrialização do coco ralado, leite e flocão de coco,além de frutas desidratadas. A expectativa é que a partir do primeiro ano a capacidade cresça 40% ao ano.

“Esse é um antigo sonho, construído para melhorar a condição de comercialização dos produtos da agricultura. Toda uma economia será impulsionada com essa fábrica em operação, com impacto direto na geração de emprego e renda. O projeto também prevê uma melhor organização produtiva, podendo ampliar o número de área plantada e de coco colhido na região”, explicou o presidente da Coopaq, Romullo Dantas.

Com trezentos cooperados, a Coopaq estima que a abertura do complexo multifuncional onde vai funcionar a agroindústria, vai beneficiar cerca de duas mil pessoas com a geração de empregos. A Unidade já começou a receber equipamentos de caldeiras configuradas para atingir três mil quilos de vapor por hora.

“Adquirimos uma planta industrial moderna, com que há de mais atual no setor de processamento de derivados do coco. São quase vinte equipamentos, todos novos, que já vão começar a ser instalados. Estamos no aguardo de alguns vindos de São Paulo, que atrasaram devido a pandemia”, informou Dantas.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH