Cooperativas

26 de março de 2021 18:50

Unidades hospitalares da Sesau começam a receber produtos da agricultura familiar

Aquisição dos produtos trará uma economia anual próxima de R$ 800 mil para o Governo do Estado

↑ Produtos da agricultura familiar já estão abastecendo as unidades de saúde mantidas pela Sesau (Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau-AL

Uma alimentação saudável e nutritiva garante uma melhor recuperação para os pacientes que estão internados e em recuperação nas unidades de saúde. Foi com essa intenção que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou a aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar, com o objetivo de abastecer os hospitais geridos pela Sesau.

Os produtos estão sendo adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar do Estado de Alagoas (PAA/AL), pelo modelo de compra institucional, trazendo incentivos aos agricultores familiares atendendo as demandas de consumo de alimentos da Sesau.

As unidades ligadas à Sesau, que estão contempladas com o PAA/AL, são o Hospital Geral do Estado (HGE), Clínica Infantil Daisy Brêda, ambos na capital; o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca; Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares; Unidade Mista Senador Arnon de Melo, na cidade de Piranhas; Unidade Mista Antenor Serpa, no município de Delmiro Gouveia e Unidade Drª. Quitéria Bezerra de Melo, em Água Branca.

Além do fortalecimento da agricultura familiar local, essa mudança também trará uma melhoria nas refeições oferecidas nessas unidades, informou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. “A Sesau é o primeiro órgão do estado a realizar essa aquisição por meio do PAA. A partir de agora, todos os hospitais da rede estadual de saúde serão abastecidos com alimentos de qualidade, produzidos por essas cooperativas da agricultura familiar, que serão consumidos pelos pacientes e servidores”, ressaltou o titular da saúde estadual.

Os mais diversos tipos de alimentos cultivados pelos agricultores familiares estão abastecendo as unidades da Sesau são frutas, verduras, hortaliças e raízes. Na lista das frutas constam banana, melancia, laranja, melão, mamão, coco verde, limão e abacaxi. As raízes são inhame e mandioca. Polpas de frutas, açúcar cristal e leite de coco, também estão entre os itens adquiridos. Algumas das hortaliças e verduras que estão à disposição são abóbora, alface, batata inglesa, beterraba, cebola branca, cenoura, coentro, pimentão, tomate e batata doce.

Para Ivanna Dacal, coordenadora de nutrição da gerência administrativa da Sesau, os produtos da agricultura familiar vão melhorar a qualidade do serviço oferecido para os pacientes que estão internados. “O PAA vai trazer uma série de benefícios para a saúde dos pacientes que forem consumir produtos naturais de qualidade e sem agrotóxicos. As refeições passarão a contar com uma variedade de frutas, verduras e legumes, com isso os pacientes irão consumir alimentos mais saudáveis, ricos em nutrientes, garantindo aos pacientes maiores chances de recuperação do seu quadro clínico”, disse a nutricionista.

Anteriormente, as refeições de pacientes e servidores eram fornecidas por empresas terceirizadas, e agora, com a compra desses produtos, a alimentação será produzida nas próprias unidades de saúde. De acordo com Denys Cavalcante, gerente administrativo da Sesau, o PAA também vai gerar economia para o Estado.

“A compra desses alimentos foi feita por meio de licitação, no qual três cooperativas foram as vencedoras, e cada uma vai distribuir, semanalmente, um tipo de alimento. A aquisição desses produtos da agricultura familiar trará uma economia próxima de R$ 800 mil por ano, além de garantir a inclusão econômica e social desses produtores locais”, afirmou o gerente.

Fonte: Ascom Sesau/AL / Texto: João Victor Barroso

Comentários

MAIS NO TH