Cooperativas

18 de março de 2021 16:14

OCB e Apex-Brasil oferecem programa de qualificação para exportação de cooperativas

Objetivo é possibilitar que as cooperativas possam planejar e se preparar para a exportação

↑ (Foto: Reprodução)

O Sistema OCB, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), planeja oferecer a partir de 2021 qualificação para exportação de cooperativas. Trata-se do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), iniciativa da Apex-Brasil que atende empreendimentos interessados em se prepararem para a exportação. O diferencial está no Acordo de Cooperação assinado entre as entidades, que conta com uma metodologia específica para as sociedades cooperativas.

Atendimento individual e sem custo

O objetivo é possibilitar que as cooperativas possam planejar e se preparar para a exportação. O atendimento é individualizado, realizado de forma on-line e sem custo. Além da capacitação nos aspectos mais relevantes do comércio exterior, a cooperativa terá apoio para estruturar seu próprio plano de exportação.

Embora sem custo, a cooperativa participante tem de estar disposta a investir tempo e equipe para a qualificação e para as tomadas de decisão. O projeto tem previsão de iniciar no segundo semestre de 2021.

No momento, a Apex-Brasil, por meio do PEIEX COOP, tem condições de atender cooperativas nos setores de cafés especiais, frutas, mel, proteína animal e lácteos.

Os critérios para participação são os seguintes:

A cooperativa deve ser constituída formalmente com CNPJ ativo e regular na OCB;
Ter tempo disponível para se dedicar ao programa;
Interesse na exportação em um dos setores do projeto piloto: cafés especiais, frutas, mel, proteína animal e lácteos;
Expectativa de exportar nos próximos dois anos.

Estamos na fase de levantamento de interesse para o projeto. Assim, caso sua cooperativa tenha interesse em participar do PEIX COOP, pedimos que nos informem até o dia 19 de abril de 2021 por e-mail ([email protected]) com os seguintes dados:

CNPJ:
Produto de Interesse para ser exportado:
Nome da pessoa de contato:
E-mail da pessoa de contato:

Ressaltamos que a resposta ao e-mail ainda não é uma garantia de participação no programa.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH