Cooperativas

19 de outubro de 2020 18:14

Portal Tribuna Hoje vence prêmio Andifes de Jornalismo

Matéria “A Grande Chance: assentados da reforma agrária se preparam para entrar na universidade”, de Ana Paula Omena, foi a grande campeã na categoria Ensino Superior

↑ Material foi publicado em Junho de 2018 (Foto: Reprodução)

A reportagem “A Grande Chance: assentados da reforma agrária se preparam para entrar na universidade”, da repórter Ana Paula Omena, é a vencedora da categoria Ensino Superior do Prêmio Andifes de Jornalismo, edição 2019.

O material publicado no Portal Tribuna Hoje em junho de 2018 apresenta as oportunidades que a educação pública, gratuita e inclusiva leva aos agricultores do estado de Alagoas. A repórter mostra que por meio da interiorização dos campi, jovens trabalhadores dos assentamentos da reforma agrária puderam acessar a graduação para se profissionalizarem e retornarem às suas origens como profissionais, gerando emprego e renda.

A jornalista Ana Paula Omena, que já tem quatro prêmios nacionais conquistados (Abracopel, Massein Ferguson, SBR/Pfizer e agora esse), disse que é muito gratificante receber um prêmio nacional com uma pauta que aborda a educação superior.

“É uma satisfação vencer um prêmio nacional, como a melhor reportagem do país sobre ensino superior. Acreditar numa pauta e ter livre acesso de emplacar é muito importante, e o site nos dá esse incentivo. A matéria abordou histórias de jovens agricultoras do interior do estado que sonham em sentar numa cadeira da Universidade e essa oportunidade chegou quando Alagoas foi o primeiro do Brasil a ofertar 50 vagas para o curso de Agroecologia do Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária) pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para assentados da reforma agrária”, explica Omena, que além dos quatro prêmios nacionais conquistados também foi finalista no Fenacor e ABMES.

Ana Paula Omena, jornalista (Foto: Arquivo)

Para o diretor-administrativo da Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas – Jorgraf, detentora do Portal Tribuna Hoje, Flávio Peixoto, o prêmio é mais uma importante conquista não só para a comunicação, mas por mostrar um resultado educacional do Ensino Superior feito no país.

“É mais uma conquista importante essa premiação da Andifes. Um prêmio nacional de grande valor não só para a comunicação, mas por ser um trabalho que mostra o resultado educacional feito nas universidades brasileiras. É fundamental mostrar o acesso de setores da sociedade que têm dificuldades de ingressar no ensino superior. A matéria mostra o acesso dos trabalhadores de assentamentos na universidade, educação é fundamental e é isso que precisamos no país”, ressalta Flávio Peixoto.

Flávio acrescenta ainda que, para o portal, a conquista mostra que o veículo está no caminho correto. “A nossa colega jornalista Ana Paula mostra mais uma vez excelência em seu trabalho com essa conquista que é uma vitória para todos que fazem a Jorgraf“.

O presidente da Jorgraf, José Paulo Gabriel avalia que o prêmio é uma excelente conquista tanto para a jornalista quanto para todos que fazem a cooperativa. “É o resultado de muitas lutas, de um trabalho feito com credibilidade e bem apurado. Temos profissionais comprometidos com o que fazem. E, por isso, estamos conquistando cada vez mais resultados. É mais um de muitos outros que estão por vir. Parabéns a Ana Paula que sempre vem se destacando com seus trabalhos, assim como outros colegas da cooperativa. Esse é o caminho”.

Para conferir a matéria campeã do prêmio Andifes de Jornalismo 2019 na íntegra é só acessar o link:  https://tribunahoje.com/noticias/educacao/2018/06/28/a-grande-chance-assentados-da-reforma-agraria-se-preparam-para-entrar-na-universidade/

ANDIFES

Por conta da pandemia, esse ano a divulgação do resultado do prêmio Andifes só pôde acontecer nesse momento. A Andifes aproveita para anunciar que já estão abertas as inscrições para o Prêmio Andifes de Jornalismo 2020. O prazo de inscrição vai até o dia 20 de novembro e serão válidos os trabalhos publicados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2019.

Assim como as edições anteriores, os vencedores de cada categoria, Educação Básica e Ensino Superior, receberão duas passagens aéreas de ida e volta para qualquer capital brasileira. O Prêmio Andifes de Jornalismo tem abrangência nacional e, em vinte anos, premiou diversos jornalistas, autores de matérias sobre as mais variadas pautas, regionalizadas ou de caráter universal, envolvendo a educação em vários níveis, apontando avanços e desafios.

 

 

Fonte: Tribuna Hoje / Lucas França

Comentários

MAIS NO TH