Cooperativas

8 de outubro de 2020 16:45

OCB lança cartilha sobre o Fundo Geral de Turismo

Material tem como objetivo estimular as cooperativas de crédito a participarem do edital do Fungetur

↑ Maceió (Foto: Reprodução)

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) lançou uma cartilha para orientar e estimular as cooperativas de crédito a participarem do edital do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), do Ministério do Turismo.

O edital é o resultado de um pleito da OCB encaminhado ao MTUR após o Governo ter ampliado os recursos do programa para atender o setor de turismo, especialmente afetado pela atual pandemia do coronavírus. Empresas e cooperativas que atuam no setor de turismo podem se beneficiar dos financiamentos do programa.

O Fungetur consiste em um mecanismo de crédito essencial ao fomento do turismo como negócio e estratégia para o desenvolvimento social e econômico. Por meio da oferta de crédito a empresas direta ou indiretamente ligadas ao turismo, promove a elevação do nível dos serviços prestados ao turista, a expansão das oportunidades de instalação de novos negócios, além da geração de emprego e renda.

A cartilha explica, por exemplo, que obras civis para implantação, ampliação, modernização e reforma, máquinas e equipamentos turísticos, além de capital de giro fazem parte do rol do que pode ser financiado com recursos do Fungetur.

Exigências

Vale destacar que para solicitarem recursos do Fungetur empresas e cooperativas do setor de turismo precisam ser credenciadas no Cadastur (https://cadastur.turismo.gov.br) para trabalhar como agências de turismo, transportadoras turísticas, locadoras de veículos para turistas, organizadoras de eventos, entre outras atividades.

Fonte: Sistema OCB Nacional

Comentários

MAIS NO TH