Cooperativas

21 de maio de 2020 18:03

Diteal lança espetáculo Esperando Godot no YouTube do Teatro Deodoro

Texto de Samuel Becket foi adaptado pela Cooperativa Alagoense de Teatro e apresentado no Teatro de Arena Sérgio Cardoso

↑ Esperando Godot (Foto: João Erisson / Divulgação)

A arte possui papéis imprescindíveis na vida do ser humano, está presente de diferentes formas e linguagens e, em tempos de quarentena, se torna ainda mais importante. Só que, em vez de palco e plateia, é o universo digital que tem possibilitado o acesso à cultura.

E é desta forma que a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) encontrou uma maneira de levar arte alagoana ao público, reverenciar os artistas alagoanos, divulgar seus trabalhos e aproximá-los da plateia.

No Dia Alagoano do Teatro, 14 de maio, a Diretoria lançou um vídeo institucional no YouTube, recordando momentos marcantes das comemorações à data e apresentando trechos de espetáculos. Agora, a diretoria anuncia que disponibilizou o espetáculo “Esperando Godot”, da Cooperativa Alagoense de Teatro, na íntegra também no Youtube do Teatro Deodoro.

“Dialogamos com o Esperando Godot desde a sua concepção até a estreia. É muito importante para a Diteal poder apoiar o teatro alagoano e, em meio à esta pandemia, oferecer o espetáculo na íntegra para artistas e para o público. É um momento desafiador, precisamos nos reinventar e estamos caminhando neste sentido”, explicou a diretora presidente da Diteal, Sheila Maluf.

O primeiro contato de Esperando Godot com o público alagoano foi na programação em alusão ao Dia Alagoano do Teatro, em 2019, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Deodoro, onde ocorreu a leitura dramatizada do I Ato. Logo após, no aniversário de 47 anos do Teatro de Arena, teve a estreia da peça.

“Uma parceria promissora. Esse patrocínio da Diteal foi extremamente importante como um grande incentivo para a junção de grandes profissionais das artes cênicas de Alagoas. Todos acreditando no projeto e o resultado foi lindo: casa cheia, sucesso de público e de crítica com um elenco formidável. Foi a realização de um sonho montar esse espetáculo”, lembrou Silvio Leal.

Silvinho, como é carinhosamente conhecido pelo público, fala também da sua relação com o Dia Alagoano do Teatro. “Essa data é muito importante pra mim. Em 2006, estreei A Lição de Eugène Ionesco, direção de Lael Correa. Em 2017, Noites Brancas, do Dostoiévski, com a direção do Carlos Alberto Barros. E, 2019, Esperando Godot, com a Cooperativa Alagoense de Teatro, que volta no YouTube. Assistam, nesse momento que a gente não pode ir ao teatro. O espetáculo estaria em temporada agora, mas não é possível, vamos aguardar o momento certo para voltar. O teatro vai continuar firme e forte. Evoé!”, concluiu.

Com direção de David Farias, o elenco traz Otávio Cabral, Lara Couto, Abides Oliveira e Silvio Leal, idealizador do projeto. Na preparação vocal, está Geová Amorim e corporal Reginaldo Oliveira. A direção de arte e maquiagem são assinadas por Alex Cerqueira. O desenho de luz ficou com Henrique Oliveira e o técnico de iluminação foi Edner Careca. Já a preparação para o canto com Myrna Araújo. Assistente de Palco foi o Matheus Marin. A arte gráfica com Mestra Propaganda, contrarregra com Alan Cardoso, a fotografia de João Erisson, costureira Andréa Almeida e arranjos musicais de Miran Abs. A peça contou com apoio da Secretaria de Estado da Comunicação de Alagoas (Secom/AL) e da Escola Técnica de Artes da Ufal (ETA).

“Estamos buscando e encontrando caminhos para nos fazermos vivos e presentes. A Diteal está atenta à linguagem e ferramentas virtuais, e é uma satisfação imensa lançar no YouTube institucional a filmagem do espetáculo primoroso Esperando Godot, dando o ponta pé inicial para um novo caminho com o objetivo de nos mantermos atuantes. Estamos juntos. E muitos vivas para o teatro alagoano”, disse o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.

Confira Esperando Godot abaixo:

Fonte: Ascom Diteal / Texto: Hannah Copertino

Comentários

MAIS NO TH