AgroNordeste será complementar ao funcionamento da UBL de Batalha
Programa, de execução em âmbito nacional, terá seu ponto focal no município de Batalha

Programa, de execução em âmbito nacional, terá seu ponto focal no município de Batalha
Notícias relacionadas
Considerado uma aposta do Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, para ampliar a produção e acesso à assistência técnica na agricultura, o AgroNordeste já está sendo bem recebido pelos pequenos produtores de leite da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA).
O programa, de execução em âmbito nacional, terá seu ponto focal no município de Batalha e vai atender a pecuária de leite, estimulando pequenos e médios produtores. O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, avalia que a chegada do AgroNordeste vai ajudar a cobrir um dos grandes gargalos para os agricultores familiares: a comercialização.
“É uma saída para os produtores de leite principalmente quando a Unidade de Beneficiamento – UBL estiver em operação. Ele se enquadra no projeto de reabertura da fábrica porque vai estimular a produção leiteira na região, atendendo os pequenos produtores. Isso vai trazer mais sustentabilidade e fazer com que o pequeno produtor consiga vender o leite a preço justo no mercado”, afirma o presidente da CPLA.
O parque industrial da UBL fica localizado no município de Batalha e é projetado para atender as demandas de produção de leite em pó, doce de leite, queijo, leite condensado e outras bebidas lácteas. “Com esse programa, podemos dar mais garantias ao produtor para que ele possa comercializar seu produto, receber seu dinheiro”, atenta Aldemar Monteiro.
AgroNordeste
O programa será implantado no biênio 2019/2020 em 230 municípios dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais. Em Alagoas, ele será executado no município de Batalha, atendendo as cadeias prioritárias da bovinocultura leiteira e apicultura.
Liderado pelo Mapa, o AgroNordeste será desenvolvido em parceria com órgãos vinculados à pasta e instituições como Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco do Brasil.
Fonte: Assessoria