Cooperativas

17 de dezembro de 2019 16:38

Congresso de direito cooperativo foi realizado com sucesso em San José, Costa Rica

Evento aconteceu entre os dias 20 e 21 de novembro

↑ (Foto: Reprodução)

Com a participação de mais de 200 delegados de 18 países a sétima edição do Congresso Continental de Direito Cooperativo em San José de Costa Rica entre os dias 20 e 21 de novembro.

A abertura do Congresso o presidente da Suprema Corte da Costa Rica destacou a norma da Constituição da República que ordena a promoção de cooperativas e observou como a jurisprudência constitucional desenvolveu esse preceito. Por sua vez, o presidente da Ordem dos Advogados e o representante da Faculdade de Direito da Universidade da Costa Rica concordaram em destacar a importância do direito cooperativo na formação de advogados e em sua prática profissional, especialmente em um país com significativa desenvolvimento cooperativo.

O Congresso de Direito Cooperativo realizado na Costa Rica também foi para lembrar do primeiro congresso que foi realizado há 50 anos na cidade de Mérida, Venezuela, em 1969.

O Congresso foi desenvolvido através do trabalho de comissões que abordaram o estudo e o debate dos trabalhos apresentados sobre os diferentes temas: ato cooperativo; direito cooperativo comparativo; supervisão estadual; governo cooperativo e tributação de cooperativas.

Além disso, em sessões plenárias foram realizadas conferências dos principais especialistas europeus e americanos, referentes aos problemas atuais do direito cooperativo.

Na cerimônia de encerramento, um dos participantes do Congresso de Mérida fez uma evocação sincera daqueles dias e de alguns dos especialistas qualificados que participaram deles e lançou as bases para o desenvolvimento futuro do direito cooperativo. Finalmente, o presidente do Congresso agradeceu aos participantes e destacou o nível das deliberações.

Fonte: Easycoop com Cooperativas das Américas

Comentários

MAIS NO TH