Cooperativas

3 de dezembro de 2019 17:28

Escola Convivendo dá show com a apresentação do Literarte 2019

Com a temática sobre a Índia, as apresentações mostraram a história e a cultura do país

↑ (Foto: Ascom Sistema OCB/AL)

O ginásio esportivo da cidade de Piranhas se transformou na Índia. Do lado de fora a fachada de um palácio. Ao entrar no local, um corredor com vários objetos do país e cooperados da Escola Convivendo vestidos à caráter recebendo os convidados com a expressão Namastê, uma saudação que faz referência ao respeito.

O tema deste ano – “Índia” – foi o mesmo para as duas cooperativas-escolas da Cooperativa Educacional de Xingó. No final de setembro o Colégio Boa Ideia realizou o evento na cidade de Paulo Afonso – Bahia. O projeto é trabalhado durante todo o ano com os estudantes das duas unidades educacionais. Os alunos estudaram sobre a história, cultura e arte indianas.

“A Índia é um país que nos inspira e que influenciou a história do Brasil também. Aprender sobre a região é incrementar o aprendizado dos nossos alunos”, disse a presidente da Coopex, Arleide Gomes.

As apresentações mostraram a dança e a música da Índia. Todos os alunos, da educação infantil ao ensino médio, participaram do evento. Os ensaios, guiados por coreógrafos e professores de dança, duraram cerca de dois meses. O resultado foi surpreendente.

O casamento na Índia, o cinema indiano e uma homenagem ao palácio Taj Mahal foram destaques nas apresentações. Os figurinos e cenários estavam impecáveis. “Para gente foi incrível conhecer a Índia. Fizemos uma viagem sem sair da escola. É muito importante conhecer a cultura de outros países”, falou a estudante do 5º ano, Kananda Mariah.

“Eu estava muito nervoso, mas deu tudo certo. Fiquei encantado com tudo que aprendi sobre a Índia como o ritual do casamento e os estudos da matemática”, afirmou o estudante, Gabriel dos Santos.

Na plateia, pais de alunos emocionados e felizes com o projeto. “Foram meses de preparação. As meninas estavam empolgadas com tanto conhecimento e eu também aprendi muito”, relatou a mãe de duas alunas, Clíssia Guedes.

“Foi emocionante. Muito recompensador ver um projeto que trabalhamos o ano inteiro ter um resultado tão positivo. Estamos muito felizes”, disse a diretora da Escola Convivendo, Solange Balbys.

O “Literarte” é um projeto anual. No início do ano letivo de 2020, após pesquisas, a próxima temática será lançada para que se comecem os trabalhos. A OCB Alagoas tem investido em temas ligados a Belas Artes nas áreas de música e dança.

O Projeto Acordes foi iniciado em agosto nas cooperativas-escolas e leva aulas de flauta doce a estudantes. Já o projeto ligado à dança deve ser iniciado pelo coreógrafo Joseph de Morais, que participou do Literarte em Piranhas. “Estar no Literarte foi muito recompensador. O maior desafio foi fazer com que todos os alunos participassem. O resultado foi surpreendente e emocionante”, declarou Joseph.

“Queremos incentivar o aprendizado e a participação dos alunos por meio das Belas Artes. Já temos o Projeto Acordes e agora vamos investir na dança. Esses incentivos trazem excelentes resultados para o desenvolvimento dos estudantes”, concluiu o presidente da OCB/AL, Marcos Rocha.

Fonte: Ascom Sistema OCB/AL

Comentários

MAIS NO TH