Cooperativas

10 de agosto de 2019 17:12

Como as cooperativas podem implementar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Ruanda será palco da Conferência Global sobre as 'Cooperativas para o Desenvolvimento'

↑ (Imagem: Divulgação)

Ruanda, no continente africano, será palco da Conferência Global sobre as “Cooperativas para o Desenvolvimento”, organizado em associação com o governo de Ruanda e o movimento cooperativo do país.

A conferência proporcionará um espaço para o aprendizado coletivo e o intercâmbio entre os participantes sobre como as cooperativas de todo o mundo estão lidando com os desafios globais (futuro do trabalho, mudança climática, migração, etc.) como parte da Agenda 2030 da ONU e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As cooperativas, como criadoras de mudanças, têm um papel importante a desempenhar na configuração das políticas e na implementação dos ODS, junto com os cidadãos, as comunidades locais, os governos nacionais, as agências intergovernamentais e as instituições multilaterais. Esta importante conferência permite ao movimento cooperativo liberar todo o seu potencial como ator do desenvolvimento global centrado nas necessidades e aspirações dos seus membros.

Além dos objetivos e indicadores de medição dos ODS, a conferência tem como objetivo envolver o movimento cooperativo a partir de dentro, bem como outros atores multilaterais do desenvolvimento, no intercâmbio de conhecimentos, desafios e oportunidades, através de exposições e diálogos.

As cooperativas em todos os países, desde sua criação, seguem contribuindo para o desenvolvimento das comunidades aonde estão situadas, muito antes dos ODS existirem como conceito. De fato, como será visto durante a conferência, as cooperativas não apenas têm um impacto positivo nas vidas e meios de subsistência de seus membros individuais (em torno de 12% da população mundial), mas também são agentes de desenvolvimento da sociedade como um todo. É essa diferença de consciência na abordagem do crescimento econômico que faz das cooperativas um ator fundamental no desenvolvimento do interesse global.

Fonte: Redação EasyCOOP com informações da ACI

Comentários

MAIS NO TH