Cooperativas

10 de julho de 2019 10:14

Deputados citam superação do jornal Tribuna Independente

Em meio às crises do jornalismo impresso, parlamentares celebram a cobertura imparcial do noticiário no Legislativo

↑ Tribuna Independente cobre as sessões do Legislativo estadual, de Maceió e noticia a Câmara Federal (Foto: Ascom/ALE)

Representantes do parlamento em Alagoas, bem como da bancada federal também reiteram a importância da Tribuna nestes 12 anos de jornalismo. Para o líder da bancada federal de Alagoas, Marx Beltrão (PSD) a Tribuna Independente cumpre um papel fundamental em ser um dos únicos jornais diários de Alagoas, preservando a cultura do jornal impresso e garantindo que seus leitores tenham acesso aos fatos narrados jornalisticamente com qualidade, estilo e precisão.

“Em tempos de forte fragmentação da informação, o valor dos veículos impressos se avoluma, e a Tribuna honra a trajetória dos grandes jornais ao prestar um serviço extremamente relevante ao seu público. Serviço de informar com critério e profundidade do bom jornalismo. Necessário ressaltar que seu pioneirismo enquanto cooperativa também reforça novos modelos de gestão de mídia, muito salutar no atual cenário dos negócios em Alagoas e no Brasil. Parabéns e vida longa à Tribuna Independente”.

Já o deputado federal JHC (PSB) destaca que a Tribuna nasceu como uma reação organizada da classe jornalística e gráficos a falhas administrativas e é hoje uma das principais fontes de informação de Alagoas. “Não há democracia sem jornalismo livre, independente e forte”.

Tereza Nelma (PSDB) pontua que o direito à informação é constitucional e que todos os brasileiros são merecedores da verdade, com clareza e objetividade.

“A Tribuna assume esse papel, noticiando com independência e apuração dos fatos, de forma cooperativa entre seus jornalistas e leitores. Hoje, em seus 12 anos de existência e superando graves crises jornalísticas e financeiras de Alagoas, o jornal encara o desafio de um impresso diário, com imparcialidade e neutralidade de influências”.

ALE

Representando a Assembleia Legislativa do Estado (ALE), os deputados Davi Maia (DEM), Jó Pereira (MDB), Bruno Toledo (Pros), Inácio Loiola (PDT) e Marcelo Beltrão (MDB) também parabenizaram o jornal Tribuna Independente pela passagem de mais uma primavera.

Davi Maia ressaltou que a Tribuna tem duas vertentes muito importantes e que Alagoas precisa cada vez mais do estilo de cobertura jornalística feito pelo jornal.

“Primeiro, na questão de inovação de gestão, por ser uma cooperativa de jornalistas, mostrando que há uma nova forma de fazer jornalismo. Então, isso me deixa muito contente. Segundo, na parte política, na cobertura jornalística, porque a Tribuna respeita os dois lados, escuta todas as versões. Então, isso me deixa feliz. Minha garantia que terei voz e vez de mostrar meu posicionamento, mesmo que seja minoria. Fico feliz de termos espaços assim em Alagoas”.

A deputada Jó Pereira (MDB) pontuou que nesses 12 anos, a existência do jornal Tribuna está intrinsecamente interligada a palavra resistência. Ela destaca ainda que junto com o portal Tribuna Hoje, o diário cumpre, há mais de uma década, o papel democrático de levar informação, análise e opinião aos seus leitores, sempre acompanhando as mudanças gráficas e editoriais do mercado.

Contexto histórico tornou-se referência

 

Segundo Bruno Toledo (Pros) a imprensa exerce um papel fundamental em uma democracia. Ele acrescenta que ela é um instrumento fiscalizador que consegue dar voz a vários segmentos da sociedade, promovendo o debate plural e que o jornal Tribuna Independente cumpre isto em Alagoas de forma aguerrida, como é possível verificar em sua história que nasce da união de jornalistas em defesa da liberdade de imprensa.

O deputado Inácio Loiola (PDT) parabeniza o jornal Tribuna Independente como canal de informação e de democratização da notícia inerente ao conhecimento, a promoção do debate, à cidadania e ao exercício do jornalismo conciso e imparcial.

“Tribuna Independente ajudando a construir o desenvolvimento com justiça e dignidade para os alagoanos”.

CÂMARA

Quem também parabenizou a Tribuna Independente foram os vereadores em Maceió, Kelmann Vieira (PSDB), Cleber Costa (PP) e Silvânia Barbosa (PRTB).

O presidente da Câmara de Maceió, Kelmann Vieira destacou que a imprensa livre sempre teve um papel fundamental pra o fortalecimento da democracia e que a Tribuna hoje com seus 12 anos representa um jornalismo, sério, ético e de credibilidade.

A vereadora Silvânia Barbosa (PRTB) lembra que depois de quase ser extinto em razão de dívidas, inclusive trabalhistas, um grupo de jornalistas aguerrido se uniu e fundou uma cooperativa, dando à Tribuna de Alagoas o nome de Tribuna Independente, o diário de maior expressão na atualidade em Alagoas.

Fonte: Tribuna Independente / Carlos Victor Costa

Comentários

MAIS NO TH