Cooperativas

5 de junho de 2019 15:07

Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo recebe trabalhos até 7 de junho

Neste ano, o Encontro ocorrerá em Brasília (DF), entre os dias 9 e 11 de outubro

↑ (Imagem: Reprodução)

Pesquisadores interessados em inscrever seus trabalhos no Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) devem se apressar. O prazo final para submeter os trabalhos à avaliação de uma banca julgadora encerra nessa sexta-feira (7/6). O evento já está na quinta edição e tem por objetivo estimular o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas sobre as cooperativas do País. Neste ano, o Encontro ocorrerá em Brasília (DF), entre os dias 9 e 11 de outubro, com o tema Negócios sustentáveis em cenários de transformação.

“Esse encontro é de extrema relevância para a economia do País, já que estimula a investigação, com métodos científicos, do universo das nossas quase sete mil cooperativas. Com os resultados de cada trabalho, o movimento cooperativista se fortalece, passa a ser mais conhecido e reconhecido pela sociedade e, assim, contribui para a transformação socioeconômica das cidades onde o cooperativismo já é uma realidade”, explica Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.

Atualmente, o cooperativismo brasileiro gera trabalho para cerca de 15 mil cooperados e 380 mil empregos diretos.

Pesquisador, participe!

A programação do EBPC é totalmente estruturada no resultado dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos nas instituições de ensino e pesquisa de todo o país, apresentado em forma de painéis ou de pôsteres. E o período de inscrição dos artigos está aberto até o dia 7 de junho.

Cada autor poderá inscrever até três artigos. O material pode ter no máximo cinco escritores. Os autores dos 50 melhores trabalhos virão apresenta-los em Brasília, com todas as despesas custeadas pelo Sescoop. A previsão da comissão organizadora é de que o resultado da seleção seja divulgado no dia 16 de agosto. Neste link estão todas as diretrizes!

Vale destacar que serão considerados válidos os trabalhos que se correlacionem com pelo menos um dos seguintes eixos:

Identidade e Cenário Jurídico;
Educação e Aprendizagem;
Governança, Gestão e Inovação;
Capital, Finanças e Desempenho;
Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais.
Oportunidade dupla

Os interessados em participar do EBPC com um trabalho voltado ao cooperativismo de crédito também poderão se inscrever do Prêmio ABDE-BID 2019 (categoria: “Desenvolvimento e cooperativismo de crédito”). Os dois primeiros colocados terão os artigos publicados em livros e receberão, respectivamente, o prêmio de R$ 8 mil e R$ 4 mil. Um detalhe muito importante: para participar do ABDE-BID (com inscrições até 30 de junho) é necessário também participar do EBPC (com inscrições até 7 de junho). Então, fique ligado para não perder nenhum dos prazos.

Participantes

E se você ainda não é pesquisador, mas tem interesse em participar do EBPC para conhecer o resultado dos trabalhos acadêmicos, inscreva-se também. O encontro receberá inscrições entre os dias 16 de agosto a 19 de setembro.

Fonte: Sistema OCB / Easycoop

Comentários

MAIS NO TH