Cooperativas

25 de abril de 2019 16:49

Assistência técnica da CPLA garante qualidade leiteira

Acompanhamento é feito através dos técnicos de campo da cooperativa

↑ (Foto: Assessoria)

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) investe na assistência técnica dos seus produtores. Através do manejo adequado, há mais garantias na qualidade do leite. O acompanhamento é feito através dos técnicos de campo da Cooperativa.

O zootecnista Davi Francisco da Silva é um dos técnicos de Campo da CPLA. Ele acredita que o animal saudável vai reproduzir bem. “Um animal superior no seu rebanho consegue uma boa capacidade de produção de leite. Favorece muito a criação leiteira do nosso estado e a alimentação é o estopim da produção”, afirma.

A alimentação de qualidade garante os nutrientes necessários e evita doenças, é parte importante no aumento da produção do leite. “Isso a gente pode verificar com estudos feitos nas cidades de Cajueiro e Mar Vermelho. Por meio da assistência técnica pela CPLA, a gente consegue reduzir os índices negativos e melhorar a produção de leite em quantidade e qualidade. É a CPLA no campo valorizando a vida do produtor, orientando a focar no bem-estar dos animais. Não adianta eu produzir leite se eu não cuido bem do meu animal”, afirma Davi.

Nas visitas aos associados, ele explica como são realizados os manejos de ordenha e de gestação, parto, desaleitamento, sanidade animal e, principalmente, o crescimento do rebanho e melhoria na qualidade produtiva do gado. De acordo com o técnico, grande parte dos produtores da CPLA realiza uma ordenha manual.

“Fazendo esse manejo obtemos um leite com maior qualidade e higiene. Manualmente eu tenho um controle da minha mão e não consigo contaminar grosseiramente os animais e o leite. Ao contrário de um ordenhamento mecânico, onde existe conjuntos de fatores de contaminação”, pontua o zootecnista Davi Francisco.

Os produtores da CPLA são orientados a realizar a higienização dos baldes de armazenamento de maneira correta através de treinamentos simples. O que é produzido é fornecido para o Programa do Leite, ou vendido de forma direta, também serve de consumo próprio do produtor e é utilizado para manter o bezerro.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH